Porto Alegre, sábado, 29 de Novembro de 2014

  • 19/08/2014
  • 10:13
  • Atualização: 10:42

Circuito Musica Brasilis terá exibição no Theatro São Pedro

Apresentação única trará obra de Alberto Nepomuceno e Glauco Velasquez

Pianista Clara Sverner fará única apresentação no TSP | Foto: Nelson Perez / Divulgação /  CP

Pianista Clara Sverner fará única apresentação no TSP | Foto: Nelson Perez / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Os compositores brasileiros Alberto Nepomuceno e Glauco Velasquez são os homenageados da quinta edição do Circuito BNDES Musica Brasilis, com espetáculos multimídia em quatro cidades: Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza. O ponto de largada será no Theatro São Pedro, com a exibição nesta terça-feira, às 21h, de Clara Sverner (piano), Rosana Lamosa (soprano). No programa, obras dos homenageados, com curadoria e direção de Rosana Lanzelotte.

Alberto Nepomuceno é conhecido como “pai do nacionalismo” e será lembrado pelos 150 anos de nascimento. Glauco Velasquez, morto há 100 anos, é um dos mais talentosos compositores brasileiros, cujo talento foi comparado ao de Villa-Lobos.

Foi realizada a recuperação das partituras das músicas que compõem o repertório pelo Instituto Musica Brasilis, que disponibilizará o material digitalizado para download em seu site até o final do ano. Os espetáculos se destacam também pelo uso pioneiro de projeções e roteiros que contextualizam os repertórios que transcendem o formato habitual de concertos. O cenógrafo Hélio Eichbauer preparou projeções baseadas em filmes do pioneiro Humberto Mauro, autor de diversos documentários sobre compositores brasileiros, com animações de Dani Ferrari. 

Entre as peças estão “Dança dos Negros”, “A Galhofeira”, “Ao Amanhecer”, de Nepomuceno, e “Valsa Lenta”, “A Casa do Coração” e “Rêverie”, de Velasquez.


Bookmark and Share