Correio do Povo

Porto Alegre, 2 de Outubro de 2014


Porto Alegre
Agora
14ºC
Amanhã
14º 21º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Moda

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

27/08/2014 12:55 - Atualizado em 27/08/2014 13:10

Marca suspende venda de camiseta infantil de aparência nazista

Estilo marinheiro provocou protestos por semelhança com distintivo imposto aos judeus

Desenho original foi inspirado nas estrelas de xerife dos filmes de faroeste<br /><b>Crédito: </b> Divulgação / Zara / CP
Desenho original foi inspirado nas estrelas de xerife dos filmes de faroeste
Crédito: Divulgação / Zara / CP
Desenho original foi inspirado nas estrelas de xerife dos filmes de faroeste
Crédito: Divulgação / Zara / CP

A marca de roupas espanhola Zara retirou nesta quarta-feira, de seu catálogo de vendas, uma camisa infantil estilo marinheiro decorado com uma estrela amarela, que provocou protestos por sua semelhança com o distintivo imposto pelos nazistas aos judeus.

A roupa, de listras horizontais em azul e branco com uma estrela de seis pontas no lado esquerdo do peito, esteve disponível por poucas horas na loja online da Zara.  "O desenho original foi inspirado nas estrelas de xerife dos típicos filmes de faroeste" americanos, muitas vezes douradas e com seis pontas, declarou um porta-voz da popular marca.

"Não tem nada a ver com as conotações a que está sendo associada", acrescentou, referindo-se a estrela amarela que os judeus tinham que usar na Alemanha e outros países ocupados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e as listras verticais dos uniformes dos prisioneiros nos campos de concentração. "Entendemos que há uma sensibilidade em relação a esta questão" e "estamos pedindo desculpas aos nossos clientes", disse o porta-voz.

A marca espanhola, que pertence ao grupo Inditex, já havia sido fortemente criticada em 2007 por ter vendido uma bolsa bordada com a suástica. A Zara se defendeu alegando não ter notado este símbolo apropriado pelos nazistas em um artigo produzido por um dos seus fornecedores. 

Bookmark and Share

Fonte: AFP






O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.