Porto Alegre, domingo, 26 de Outubro de 2014

  • 01/09/2014
  • 08:06
  • Atualização: 08:21

Cinema mundial se encontra em Toronto nesta semana

Capital cultural do Canadá recebe Tiff a partir de quinta-feira

Kevin Costner retorna ao Tiff com Black and White | Foto: Im Global / Divulgação / CP

Kevin Costner retorna ao Tiff com Black and White | Foto: Im Global / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Marcos Santuario / Correio do Povo

A movimentação do cinema mundial ocupa, a partir desta semana, as telas e as ruas de Toronto, a charmosa capital cultural do Canadá. Nesta quinta feira, acontece a abertura oficial do Toronto International Film Festival (Tiff), um dos mais prestigiados festivais de cinema da atualidade, e que chega à 39 edição. Até o próximo dia 14 de setembro, produções de várias partes do mundo tomam conta das salas de exibição do Tiff Bell e do Scotiabank.

Da manhã à noite, sessões de cinema se sucedem com produções dos cinco continentes, incluindo Brasil. O longa metragem “Obra”, estreia do diretor Gregório Graziosi, foi o único brasileiro selecionado, e integra a mostra Discovery, para “novos talentos”. No elenco estão Irandhir Santos, Júlio Andrade e a inglesa Lola Peploe. 

Esta edição 2014 do Tiff apresenta, entre as novidades, duas produções que trazem a performance dramática da atriz Reese Witherspoon, com os filmes “Wild” e “The Good Lie”.

Outros destaques do festival deste ano são “The Imitation Game”, com Benedict Cumberbatch, que ano passado esteve no Tiff com “O Quinto Poder” e “12 Anos de Escravidão”; “While We’re Young”, de Noah Baumbach; “Nightcrawler”, com Jake Gyllenhaal; “Men, Women & Children”, de Jason Reitman; “The Drop”, com Tom Hardy; “A Second Chance”, da cineasta Susanne Bier; e “The Judge”, de David Dobkin (USA), contando com um elenco de nomes estrelares como Robert Downey Jr., Robert Duvall, Vera Farmiga, Vincent D’Onofrio, Jeremy Strong, Dax Shepard e Billy Bob Thornton. Assim como em outros anos, os tapetes vermelhos do Tiff brilharão, com a imprensa mundial ao redor de astros contemporâneos.

Bookmark and Share