Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 24 de Junho de 2017

  • 01/06/2017
  • 17:54
  • Atualização: 18:00

Filme "Dave Fez Um Labirinto" ganha sessão comentada no Fantaspoa

Diretor Bill Watterson participará de debate com espectadores após exibição do longa na Cinemateca Capitólio

Longa-metragem mescla suspense e comédia | Foto: Vimeo / Reprodução / CP

Longa-metragem mescla suspense e comédia | Foto: Vimeo / Reprodução / CP

  • Comentários
  • Adriana Androvandi

A programação do 13º Fantaspoa, além das exibições de filmes, também conta com sessões comentadas por cinestas estrangeiros. Nesta sexta-feira, às 21h30min, na Cinemateca Capitólio Petrobras (Demétrio Ribeiro, 1085) será apresentado o filme “Dave Fez um Labirinto” (EUA, 2017, 80 min), do diretor Bill Watterson, que vai debater o filmes com público após a projeção. Haverá reprise do filme (sem debate) no sábado, às 15h, no mesmo local. O festival segue até domingo.

O longa-metragem mescla suspense e comédia ao contar a história de um casal. A mulher retorna de viagem e, ao abrir a porta de sua casa, vê uma montagem de papelão na sala. O companheiro, um inventor frustrado chamado Dave, está lá dentro e explica que fez um labirinto, mas não consegue sair de dentro dele. Dave argumenta que, por dentro, o labirinto é muito maior do que parece por fora. A princípio, a mulher acha que o companheiro ficou maluco e chama alguns amigos para ajudá-la. Logo sua casa está cheia, inclusive com uma equipe com câmera e entrevistador para acompanhar "o resgate". O grupo entra na instalação e percebe que o labirinto é realmente maior do que se supunha. E pior de tudo é que parece ter vida própria e se mostra perigoso.

A turma acaba se dispersando lá dentro e se deparando com figuras bizarras e ambientes inusitados. A saída só será encontrada se Dave terminar um ritual, que na verdade não faz muito sentido. A produção vale ser conferida pela sua criatividade. Talvez seja o filme que mais usou papelão na história recente do cinema: cenários e figuras são feitos do material, provando que se pode contar uma história divertida com uma direção de arte original e usando material reciclável. Até o sangue que "jorra" de uma pessoa ferida é representado com papel vermelho picado voando pelo ambiente. Desta forma, esta fantasia deve ser vista com bom humor. O longa-metragem recebeu prêmios de Melhor Filme em festivais norte-americanos como Slamdance 2017, Omaha Film Festival 2017 e Boston Underground Film Festival.  

Assista ao teaser de "Dave Fez Um Labirinto":

 

DAVE MADE A MAZE - Slamdance 2017 teaser from Dave Made A Maze on Vimeo.