Porto Alegre

15ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 28 de Junho de 2017

  • 06/06/2017
  • 12:39
  • Atualização: 13:10

Festival Varilux de Cinema Francês inicia nesta quarta com 19 filmes na programação

Com um documentário e um clássico, evento apresenta produções inéditas nos cinemas brasileiros

"Duas Garotas Românticas", de 1967, é o clássico a ser homenageado nesta edição da mostra | Foto: Festival Varilux / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A edição 2017 do Festival Varilux de Cinema Francês começa nesta quarta-feira e segue até 21 de junho em mais de 55 cidades. Neste ano, Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Rio Grande ganham sessões no Rio Grande do Sul. Em crescimento e registrando recorde no país, o evento apresenta 19 produções inéditas nos cinemas brasileiros, incluindo um documentário e um clássico.

O público poderá conferir os mais recentes trabalhos de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard e Omar Sy. Um dos títulos é “Tal Mãe, Tal Filha”, de Noemie Saglio, sobre Avril (Camille Cottin), e sua mãe, Mado (Juliette Binoche). A filha de 30 anos, é casada, tem emprego fixo e é organizada, ao contrário da mãe, eterna adolescente irresponsável. Quando as duas se veem grávidas, o choque é inevitável. A diretora Noemie Saglio e a atriz Camille Cottin vêm ao Brasil divulgar o filme.

“Rodin”, de Jacques Doillon, é título esperado. Vincent Lindon interpreta o artista Auguste Rodin. “Um Instante de Amor”, de Nicole Garcia, traz Marion Cotillard como mulher infeliz em casamento arranjado e que tem amante. Outros filmes previstos na programação são “Frantz”, de François Ozon; “Na Cama com Victoria”, de Justine Triet; “Coração e Alma”, de Katell Quillévéré, além da última atuação de Emmanuelle Riva, falecida em janeiro, na comédia “Perdidos em Paris”.

O clássico a ser exibido nesta edição é “Duas Garotas Românticas” (“Les Demoiselles de Rochefort”), de Jacques Demy e Agnès Varda, realizado em 1967. O filme, que completa 50 anos, será exibido em versão restaurada. A narrativa acompanha duas irmãs, vividas por Catherine Deneuve e Françoise Dorléac. A lista completa de filmes, sinopses e horário de exibição em cada cidade pode ser conferida pelo site.