Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

  • 09/08/2017
  • 14:51
  • Atualização: 15:52

Cinemateca Capitólio Petrobras recebe o Festival Anima Mundi

Ao todo, serão seis sessões gratuitas e mais de 30 filmes exibidos até domingo

"Selkirk" mostra a vida solitária do náufrago que inspirou a obra "Robinson Crusoé" | Foto: Prefeitura Municipal de Porto Alegre / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Cinemateca Capitólio Petrobras (Demétrio Ribeiro, 1085), em Porto Alegre, recebe a partir desta quinta-feira sessões gratuitas do Festival Anima Mundi. Serão apresentados na Capital filmes que marcaram a história e ajudaram a construir a identidade do evento: duas retrospectivas do acervo da National Film Board trazem o melhor da animação canadense, dois programas com filmes do realizador uruguaio Walter Tournier, convidado deste ano, e uma sessão especial com os premiados da edição.

Ao todo, serão exibidos 32 filmes de países como Brasil, Argentina, Canadá, França , Portugal, Alemanha  e Suíça. Os curtas terão sessões paralelas à agenda regular da Cinemateca, com exibição à noite, com exceção de sábado, quando também haverá exibição no paríodo da tarde. Confira a programação completa:

Quinta-feira, 10/08

21h: Sessão Petrobras Anima Mundi 25 anos:

"Manipulation" , Reino Unido: Um personagem é desenhado e logo depois descartado. Mas ele acaba voltando e vive as situações mais engraçadas ao tentar fugir do seu criador.

"Luminaris",  Argentina: Num mundo controlado e cronometrado pela luz, um homem comum tem um plano que pode mudar a ordem das coisas.

"Passo", Brasil: O filme conta a história de um pássaro e sua gaiola.

"Como Lidar com a Morte", Reino Unido: A morte visita uma velhinha que parece estar pronta para ser ceifada. Mas as aparências enganam. Essa velhinha sabe muito bem lidar com a morte.

"A Cauda do Rato", França: Numa floresta, um leão captura um rato e ameaça comê-lo, mas o rato propõe um acordo.

"Feral", Estados Unidos/Portugal: Um garoto selvagem é encontrado na floresta por um caçador solitário e levado de volta para a civilização. O menino tenta se adaptar ao novo ambiente usando as únicas estratégias que ele conhece.

"Guida", Brasil: Guida, uma doce senhora que trabalha como arquivista há 30 anos, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo num centro cultural.

"Boa Viagem", Suíça: Dúzias de imigrantes se amontoam num caminhão sobrecarregado com destino à Fortaleza Europa. Se conseguirem sobreviver à árdua e perigosa viagem, serão confrontados com uma realidade brutal: a maneira como os refugiados são tratados na Europa.

"O Projeto do Meu Pai", Brasil: Para desenhar uma coisa direito, é preciso desenhar essa mesma coisa mil vezes, até ela ficar do jeito que a gente quer.

"O Presente", Alemanha: Jake passa a maior parte do tempo jogando videogames dentro de casa, até o dia em que sua mãe decide presenteá-lo.

Sexta-feira, 11/08:

19h45min: Sessão Convidado 1:

"Cessar-fogo", Uruguai: Em meio a um conflito bélico, um menino e um cachorro buscam proteção. Um jogo nada inocente.

"O Chefe e o Carpinteiro", Uruguai: O governante de uma ilha caribenha insiste em alcançar a lua e obriga a população a construir uma torre que chegue ao céu.

"A Cama", Uruguai: Memórias de uma Cama

"Chatarra Tralha", Uruguai: Memórias de vida num mundo apocalíptico.

"Sidra de Pera e Cigarros", Canadá: A história brutalmente honesta da relação turbulenta entre Robert e um amigo de infância autodestrutivo, porém carismático, que pede ajuda quando internado num hospital militar na China e impele Rob a empreender uma louca viagem.

21h: Foco Canadá: Retrospectiva National Film Board 14 anos

"A Grande Picuinha": A interseção comovente e cheia de humor entre uma briga doméstica e uma guerra nuclear global. Indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1986.

"Entrega Especial": Uma comédia de humor negro sobre adultério, morte... e o sindicato das entregas especiais. Vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1978.

"O Farol": Uma fábula evocativa das falhas da ambição humana.

"Minha Carreira Financeira": Relato da primeira experiência, não tão boa, entre um jovem adulto e seu banco. Indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1962.

"Fome": Filme cruel, mas verdadeiro. O destino de um homem que vive só para comer. Indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1974. Uma obra clássica pioneira da animação por computador!

"O Jogo das Miçangas": Milhares de contas são arrumadas e manipuladas, assumindo formas de criaturas, tanto místicas quanto reais, em uma explosão de cores. Indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1977.

"Quando o Dia Amanhece": Após presenciar a morte acidental de um estranho, Ruby acaba encontrando conforto nos lugares mais surpreendentes. Vencedor do Grande Prêmio de Annecy 1999 e indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2000.

"O Aniversário de Bob": Uma festa surpresa de aniversário pode ser arriscada, especialmente quando o convidado de honra completa 40 anos! Vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1995.

Sábado, 12/08:

15h: Foco Canadá: Retrospectiva National Film Board Infantil:

"O Gato Voltou": A história de um homem que não consegue se livrar de um gatinho amarelo que sempre volta para casa. Inspirado numa canção folclórica.

"O Castelo de Areia": Um homem de areia tem mágica nas mãos para esculpir estranhas criaturas e lhes dar vida. Vencedor do Oscar na categoria de melhor curta-metragem de animação em 1978.

"A Doce História da Cinderela Pinguim": A história de Cinderela representada por pinguins com muita graça e imaginação.

"Christopher, Por Favor Arrume Seu Quarto": Christopher é uma criança e tanto. Ele é maneiro, é legal e é esperto. Mas tem um problema: é bagunceiro.

"Quando a Poeira Baixa": O vento das pradarias não é o responsável pela sujeira que voa neste filme. Os culpados são vizinhos roedores com um apetite pela raiva e pela vingança.

"Como os Dinossauros Aprenderam a Voar": Os dinossauros estavam procurando por encrenca: só comiam porcaria, nunca escovavam os dentes, ficavam acordados até tarde. Os antigos mamíferos os alertavam: “Vocês vão se tornar extintos se continuarem assim”. Eles riam e através dos tempos, se transformaram em pássaros.

"A Coruja que Casou com um Ganso": Conto esquimó sobre um ganso que se deixa cativar pelos encantos de uma coruja.

"Toda Criança": Filme produzido a pedido da Unicef, para ilustrar o direito de toda criança a ter um nome e a ter uma nacionalidade. Vencedor do Oscar na categoria de melhor curta-metragem de animação em 1980.

20h: Sessão Convidado 2:

"Selkirk: O Verdadeiro Robinson Crusoé": A história de Alexander Selkirk, o náufrago cuja vida solitária inspirou o escritor inglês Daniel Defoe a escrever Robinson Crusoé.

Domingo, 13/08:

20h: Sessão dos Filmes Premiados