Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 19 de Setembro de 2017

  • 12/09/2017
  • 07:39
  • Atualização: 07:40

Após vencer em Veneza, Guillermo Del Toro é atração no Festival de Toronto

Cineasta brincou com sua semelhança física com Michael Moore

Cineasta brincou com sua semelhança física com Michael Moore | Foto: Kevin Winter / Getty Images North America / AFP / CP

Cineasta brincou com sua semelhança física com Michael Moore | Foto: Kevin Winter / Getty Images North America / AFP / CP

  • Comentários
  • Marcos Santuario

Depois de vencer a recente edição do Festival de Veneza, o diretor mexicano Guillermo Del Toro vem agitando o 42° Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) no Canadá, que segue até o próximo domingo, 17. Del Toro e parte de sua equipe falaram nesta segunda feira em concorrida coletiva de imprensa no TIFF Bell lightbox, da capital cultural canadense.

Aplaudido e reverenciado por grande parte dos jornalistas presentes, o diretor começou brincando "Eu não sou Michael Moore", descontraiu, referindo-se à semelhança física atual com o polêmico diretor. Em meio às exibições de "The Shape Of Water", começando com a Sessão de Gala, na noite desta segunda, o grupo, capitaneado por Del Toro, ainda festeja o sucesso alcançado em Veneza pela obra.

Definido pela programadora de filmes de língua espanhola e portuguesa no Tiif, Diana Sanchez, como um "mestre visual" Del Toro é só elogios para o Canadá, para Toronto e para o TIFF. "The Shape Of Water" é uma realização dos EUA, e tem no elenco nomes como Sally Hawkins ("Star Wars", episodio 1) e Octavia Spencer, vencedora do Oscar; além de Doug Jones e Michael Shannon, no papel do vilão da trama.

O filme trata de um "romance de ficção científica", resumem alguns críticos. Mas a programadora do Tiff vai mais longe. Para Diana, o filme mostra o amor e a ternura que o diretor tem pelos monstros em sua representação e aparição na telona. Atualmente radicado com a família no Canadá, o realizador vai ganhar, ainda este mês, na Art Gallery of Ontario uma exposição que mostrará aproximadamente 500 objetos, inspiração para a criação do director do "Labirinto do Fauno" e " Hellboy".

Outra movimentação deste início de semana se dá com a presença da atriz e diretora Angelina Jollie, que está mostrando seu "First They Killer My Father", além da exibição de outros possíveis oscarizados da próxima edição da festa do cinema nos EUA.