Porto Alegre

14ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 22 de Outubro de 2017

  • 18/04/2017
  • 08:42
  • Atualização: 09:00

Infância é assunto de exposições no Margs

Com diferentes enfoques, mostras coletivas buscam refletir sobre esse momento inicial da vida

A infância é assunto de exposições no Margs | Foto: Divulgação / CP Memória

A infância é assunto de exposições no Margs | Foto: Divulgação / CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

O Margs (Praça da Alfândega, s/n) inaugura nesta terça-feira, às 19h, duas exposições: “A Arte É a Melhor Parte da Infância”, na galeria João Fahrion, e “Infâncias: Diferentes modos de ver e sentir”, nas galerias Pedro Weingartner e Angelo Guido. Ambas trazem a infância como temática a ser trabalhada.

Com curadoria de Valeska Karsten, “A Arte é a Melhor Parte da Infância” conta com 15 obras em grandes formatos, em óleo sobre tela, de artistas de renome do Estado. A cada um deles foi solicitado que pintasse algo pensando nas crianças, com o objetivo de estimular sua sensibilidade em relação à arte. Os artistas também deram depoimentos a um documentário produzido pela Escola Caracol relatando sua relação com a arte quando crianças e a importância da arte na infância. Entre os participantes estão Ricardo Pirecco, Kiko Medeiros, Eduardo Vieira da Cunha e Zupo.

A outra coletiva foi organizada pelo Núcleo Educativo do museu a partir de seu acervo. As 26 obras de artistas nacionais e estrangeiros produzidas nos séculos XIX e XX estão colocadas na altura dos olhos de uma criança, tornando a visitação uma experiência diferenciada. A seleção traz visões da infância que revelam diferentes momentos na forma de representá-la nas pinturas. Na arte, até o século XII, a representação da infância era muito semelhante à de uma pessoa adulta. Será somente nos séculos XVI, XVIII e XVIII que se terá sensibilidade em relação à particularidade da infância. Entre os selecionados estão Aldo Locatelli, Alice Soares, Charlotte Gross e Ernst Zeuner. Visitação até 21 de maio, de terça a domingos, das 10h às 19h.