Porto Alegre

8ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 20 de Julho de 2017

  • 11/07/2017
  • 14:01
  • Atualização: 14:26

Margs e Memorial do RS abrem novas exposições

Mostras apresentam fotografias de Leon Santos e Guo LieShe

Exposição de Leon Santos traz fotos que destacam a captura da imagem e a manipulação da luz  | Foto: Leon Santos / Divulgação / CP

Exposição de Leon Santos traz fotos que destacam a captura da imagem e a manipulação da luz | Foto: Leon Santos / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A exposição “A trajetória da Luz”, do santista Leon Santos, ganha abertura nesta terça-feira, às 19h, nas Salas Negras do Margs (Praça da Alfândega, s/nº). O curador Rogério Simões selecionou cerca de 40 imagens, sendo 15 inéditas documentando o olhar do fotógrafo para a cidade de Porto Alegre. As demais mostram um apanhado da carreira do artista sempre com destaque para o preto e branco. A visitação ocorre até 13 de agosto, de terças a domingos, das 10h às 19h.

“Minhas imagens são movidas pelo que sinto e, a partir disso, desejo que o espectador também possa compartilhar desse momento que se fixou no tempo”, comenta Santos. Dentro de sua poética visual optou pelas imagens em preto e branco, nas quais explora o equilíbrio entre luz/sombra, claro/escuro, mesclando realidade e emoção. A mostra busca fazer uma retrospectiva de uma trajetória percorrida em 27 anos de fotografia. Santos participou de várias exposições sendo a mais destacada, em 2016, a “Benedito Calixto e as Transformações Urbanas de Santos”, na Pinacoteca Benedito Calixto, em São Paulo. Este ano, ele foi selecionado para participar da Mostra Brazil Week ABW.

Também nesta terça-feira, no Memorial do RS (Praça da Alfândega, s/n 16º), o Instituto Confúcio na Ufrgs apresenta fotografias de Guo LieShe em “Amizade Entre China e Brasil: Sinfonia em Vermelho e Cinco Anos do Instituto Confúcio na Ufrgs”. A proposta da exposição é enfatizar a interação entre o tradicional e o moderno na China e mostrar a presença da cor vermelha como símbolo de felicidade, virtude e sinceridade. O Instituto Confúcio é uma instituição que tem a missão de ensinar a língua e a cultura chinesa para o público do Rio Grande do Sul. A visitação ocorre até 30 de julho, de terças a domingos, das 9h às 18h.