Porto Alegre

10ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

  • 22/03/2017
  • 13:36
  • Atualização: 14:11

Jornada Nacional de Literatura volta a Passo Fundo em outubro e anuncia convidados

16ª edição contará com a presença de nomes como Laerte Coutinho e Alice Ruiz

Evento será realizado entre os dias 2 e 6 de outubro de 2017 | Foto: Facebook / Divulgação / CP

Evento será realizado entre os dias 2 e 6 de outubro de 2017 | Foto: Facebook / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Passo Fundo, no Norte do Estado, se prepara em para mais uma edição das Jornadas Literárias, que renderam à cidade o título de Capital Nacional da Literatura. A 16ª Jornada Nacional de Literatura e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura serão realizadas entre os dias 2 e 6 de outubro de 2017 e contarão com a presença de nomes como Affonso Romano de Sant'Anna, Conceição Evaristo, Marina Colasanti, Mário Corso, Laerte Coutinho, Michel Laub, Pedro Gabriel e Zeca Camargo.

No ano em que completam 36 anos de existência, os eventos, que foram interrompidos em 2015, serão retomados com recursos do Ministério da Cultura. Reformuladas, as Jornadas terão como proposta realizar ações para envolver toda a comunidade num processo chamado de "jornalização". Elas são realizadas em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), que receberá as atividades junto a outros espaços da cidade.

Entre as atrações previstas para 2017 está a ação “Livros na mesa: leituras boêmias”, que propõe debates e discussão aberta em bares de Passo Fundo e espaços culturais depois das 22h. A atividade deve englobar, por exemplo, shows musicais, conversa informal entre escritores e leitores com sessões de autógrafos e lançamentos de livros. Já o “Caminho das artes” contará com a presença de autores e decoração voltada para a movimentação cultural, tudo depois das 21h. Além disso, será realizado também o “Projeto transversais: rotas leitoras”, que será um percurso de leituras, via aplicativo, com atualização dos conteúdos nos principais pontos da cidade.

O palco de debates ressurge em 2017 dentro da grande lona. Para comandar as temáticas da Jornada, foram convidados Augusto Massi, Felipe Pena e Alice Ruiz, que mediarão os seguintes debates: “Por elas: a arte canta a igualdade”, “Centauro, pedra, rosa e estrela: Scliar, Suassuna, Drummond, Clarice”, “Monstros e outros medos colecionáveis” e “Literatura e imagem: além dos limites do real”.

Na programação da Jornadinha, estão confirmadas as participações de autores premiados, como Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen. Nomes como Edson Gabriel Garcia, Heloísa Prieto e o angolano Ondjaki também estarão no evento, que deve reunir 20 mil participantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental para conversas com os escritores e outras atividades.

Entre as homenagens programadas para as Jornadas, está o “batismo” dos quatro ambientes em que ocorrem as atividades das Jornada Literárias. Assim, o espaço reservado às atividades da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura levará o nome de Espaço Lendas Brasileiras, Clarice Lispector. O Espaço Drummond será composto por livrarias e setores da imprensa, ambiente de sessões de autógrafos e estandes de patrocinadores, em um complexo que homenageia o poeta. O Espaço Suassuna, na grande lona, com capacidade para 2 mil pessoas, é uma homenagem a Ariano Suassuna. Já o Espaço Moacyr Scliar, no Centro de Eventos da UPF, abrigará as exposições da Jornada e da Jornadinha.

Inscrições

Serão disponibilizadas duas mil inscrições para a 16ª Jornada Nacional de Literatura e 20 mil para a 8ª Jornadinha. Para a Jornada, o período de inscrições inicia a partir do dia 10 de abril de 2017, e, para a Jornadinha, no dia 15 de maio. Ambas se estendem até o preenchimento das vagas. As inscrições devem ser feitas no site.