Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 17 de Outubro de 2017

  • 30/05/2017
  • 16:57
  • Atualização: 15:10

Flip 2017 anuncia programação completa

Apostando na diversidade, evento está agendado para ocorrer entre os dias 26 e 30 de junho

Scholastique Mukasonga, Marlon James e Leila Guerriero são alguns dos convidados | Foto: Colagem sobre fotos / CP

Scholastique Mukasonga, Marlon James e Leila Guerriero são alguns dos convidados | Foto: Colagem sobre fotos / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A programação completa da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) foi anunciada nesta terça-feira. O evento, que está programado para ocorrer entre os dias 26 e 30 de julho no litoral fluminense, tem curadoria da jornalista Joselia Aguiar em 2017 e chega apostando na diversidade - ponto que vinha gerando críticas. Neste ano, terá, pela primeira vez em sua história, maioria de escritoras e artistas mulheres e cerca de 30% dos convidados negros.

Entre os convidados estão dois ganhadores do Man Booker Prize: o jamaicano Marlon James e o americano Paul Beatty. O time internacional ainda tem nomes como a sul-africana Deborah Levy, a argentina Leila Guerriero, o francês Patrick Deville, a ruendesa Scholastique Mukasonga, o islandês Sjón e o americano William Finnegan. Entre os brasileiros confirmados no evento estão a crítica literária Beatriz Resende, o documentarista Carlos Nader e os escritores Julián Fuks, Jacques Fux, Maria Valéria Rezende, Carol Rodrigues, Luciana Hidalgo e a gaúcha Natalia Borges Polesso.

O autor homenageado será Lima Barreto (1881-1992), autor de obras como "Recordações do Escrivão Isaías Caminhas", "Triste Fim de Policarpo Quaresma" e "Clara dos Anjos". Na abertura da Flip, o ator Lázaro Ramos interpretará textos do escritor e jornalista, como parte de uma apresentação criada pela historiadora Lilia Schwarcz.

Em 2017, os debates da programação principal da Flip serão realizados na Igreja Matriz. Uma novidade é que evento deixa de apostar em mesas com entrevistas de autores sozinhos. Os ingressos custam R$ 55. Na praça em frente, haverá outros espaços inclusive uma tenda com 700 lugares com um telão para os debates, gratuita. A programação completa está disponível do site.