Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 18 de Novembro de 2017

  • 05/09/2017
  • 13:29
  • Atualização: 14:49

Amyr Klink e Otávio Jr. estão entre autores brasileiros já confirmados na Feira do Livro

Evento será realizado entre os dias 1 e 19 de novembro

Amyr Klink fala do livro mais recente

Amyr Klink fala do livro mais recente "Não há Tempo a Perder" | Foto: Instagram / Reprodução / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Programada para acontecer entre os dias 1 e 19 de novembro, a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre tem novos nomes confirmados em sua programação. Conforme a organização, esta edição contará com autores que vão enriquecer o debate sobre assuntos como a história recente do Brasil, a literatura como instrumento de valorização da cidadania e a criatividade aplicada ao cotidiano. Entre os escritores brasileiros que estão confirmados estão Amyr Klink, Luciano Braga, Otávio Jr., Paulo Guimarães e Rubens Valente. 

Com o seu livro mais recente "Não há Tempo a Perder",  o navegador, palestrante e escritor  Amyr Klink falará ao público da Feira do Livro no dia 15 de novembro, às 18h30min, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223). Depois, às 19h30min, ele participa de sessão de autógrafos. Lembrando da infância em Paraty, da adolescência, das vitórias e erros que já cometeu, o obstinado homem do mar aborda nesta nova obra a escassez, o medo, e a misteriosa capacidade de realizarmos nossos sonhos.

“O poder do tempo livre: Descubra seu potencial, crie projetos paralelos e torne sua vida mais incrível” é o nome da palestra que Luciano Braga ministra no dia 10 de novembro, às 18h30min, na Sala Leste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). A sessão de autógrafos com o comunicador social, cartunista, roteirista, escritor e cofundador do Shoot The Shit ocorre na sequência, às 19h30min. 

Já o carioca Otávio Jr. retorna ao evento para três atividades. No dia 16, tem encontro com alunos da EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, pelo Programa de Leitura Adote um Escritor. No dia 17, às 20h, o autor participa do O Autor no Palco com turmas de EJA no Teatro Carlos Urbim. No dia 18, pela manhã, ministra oficina sobre literatura africana no Colóquio Literatura e Infância, que acontece no auditório da Paulinas Livrarias (Rua dos Andradas, 1212).

A diversidade de idiomas, costumes, tipos físicos e hábitos culturais existente entre os países que compõem a região homenageada pela 63ª Feira do Livro (Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca e Islândia) é o tema do livro “Os Nórdicos” e vai conduzir a fala que o diplomata Paulo Guimarães apresenta no dia 3 de novembro, às 18h, no Auditório Barbosa Lessa. Por sua vez, o o jornalista Rubens Valente aborda seu novo livro "Os Fuzis e as Flechas: A história de sangue e resistência indígenas na ditadura", em que investiga a história esquecida dos índios brasileiros e revela o sofrimento do povo nativo durante o regime militar brasileiro, no dia 12 de novembro, às 15h, também no Auditório Barbosa Lessa.

Além dos cinco autores confirmados, novos projetos também já foram anunciados. O I Encontro de Práticas de Mediação de Leitura Literária será realizado no dia 15 de novembro, no auditório das Livrarias Paulinas (Rua dos Andradas, 1212), das 9h às 18h. A escritora e multiartista Marie Ange Bordas é a palestrante de destaque. Haverá também uma apresentação do aplicativo Mapa da Leitura. Das 11h às 13h30, no QG dos Pitocos, acontece a mostra de projetos de leitura O Livro no Meio do Caminho, com exibição de iniciativas que promovem a leitura, e contação de histórias.