Porto Alegre

13ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 24 de Outubro de 2017

  • 04/08/2017
  • 00:08
  • Atualização: 11:38

Campanha busca um bandoneón para Rafael Koller

Músico de 85 anos que embala bares da Capital teve instrumento roubado

Músico de 85 anos que embala bares da Capital teve instrumento roubado | Foto: Fabiano do Amaral

Músico de 85 anos que embala bares da Capital teve instrumento roubado | Foto: Fabiano do Amaral

  • Comentários
  • Correio do Povo

Apaixonado pela música desde pequeno, o aposentado Rafael Koller, de 85 anos, perdeu o instrumento que o acompanha pelos bares da Capital há três anos. Em junho deste ano, o músico foi assaltado no bairro Teresópolis e teve seu carro, um Fiat Uno de 2014, levado pelos criminosos. Dentro do veículo estava o seu bandoneón de estimação, “uma relíquia” que foi presenteada por um amigo de longa data. O veículo foi recuperado, mas o bandoneón segue desaparecido. Desde então, admiradores do músico fazem uma campanha na Internet para adquirir um novo instrumento.

Koller, que nasceu em Tapes e foi criado em Sertão Santana, contou que aprendeu a tocar aos oito anos com o avô Carlos Koller, já falecido, que se apresentava em bailes pelo interior. O amor pelo instrumento foi tão grande que ele nunca parou de tocar, apesar de ter seguido outros rumos profissionais. “Tenho prazer em tocar. A música é algo maravilhoso”, explicou.

O instrumento era companheiro dos shows nas terças e quartas-feiras, únicos dias da semana em que apresenta seu repertório para amigos e fãs em dois bares da Capital (Odeon e Parangolé). “Toco de tudo um pouco, mas sempre tem tango”, afirmou. Para que as apresentações não fossem interrompidas, o músico conseguiu outro emprestado. “Aquele bandoneón era diferente. Tinha colocação do teclado como nenhum outro e decoração externa artesanal”, explicou.

A vaquinha “Um bandoneón para Rafael Koller” estima arrecadar R$ 10 mil para a compra do instrumento, que não é mais produzido, conforme o aposentado. Até o momento foram arrecadados pouco mais de R$ 300,00. Doações podem ser feitas por um site criado para arrecadações.


TAGS » Música, Variedades