Porto Alegre

16ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

  • 10/08/2017
  • 15:44
  • Atualização: 16:06

Porto Alegre recebe festival em homenagem a Beethoven

Performances musicais dedicadas à obra do compositor alemão acontecem até o dia 16

Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul fará concerto de abertura do evento no Theatro São Pedro | Foto: Pedro Giles / Divulgação / CP

Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul fará concerto de abertura do evento no Theatro São Pedro | Foto: Pedro Giles / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Porto Alegre recebe a partir desta sexta-feira um ciclo de performances musicais dedicadas à obra de um dos mais célebres compositores da história. O Festival Beethoven acontece até o dia 16 de agosto no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS (Senhor dos Passos, 248), com entrada gratuita. A abertura, no entanto, ocorre no Theatro São Pedro (Pça. Marechal Deodoro, s/nº), a partir das 20h30min, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Os ingressos para este concerto custam entre R$ 20 e R$ 50 e podem ser adquiridos na bilheteria local.

No programa, o concerto para piano nº 3 em Dó menor, op. 37 e a célebre Quinta Sinfonia de Beethoven. A regência fica por conta do maestro Manfredo Schmiedt, que já participou de cursos de na Alemanha, na Holanda, na Argentina e nos Estados Unidos e no Brasil, além de ter estudado com nomes como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Arlindo Teixeira, Hans van Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Eric Ericson, Melinda O'Neal e Yoel Levi. Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico, recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: “Pi Kappa Lambda Music Honor Society” e “Director's Excellence Award”.

A apresentação ainda contará com a participação do pianista estadunidense Victor Rosenbaum. Ele é professor do New England Conservatory desde 1967 e também leciona no Mannes College of Music, em Nova Iorque. Durante seu mandato como diretor e presidente da Longy School of Music entre 1985 e 2001, a escola estabeleceu um conservatório internacionalmente reconhecido a expandiu seus programas comunitários e de performance. Rosenbaum já gravou execuções muito conceituadas de Schubert, assim como as três últimas sonatas para piano de Beethoven, que entrou na lista das dez melhores gravações clássicas de 2005.

No sábado, às 16h30min, as atividades gratuitas têm início com um recital com Felipe Avellar de Aquivo (violoncelo) e Cristina Capparelli (piano). No programa, a Sonata em Ré maior para piano e violoncelo, op. 102, nº 2 de Beethoven e obras de Claude Debussy e Sergei Rachmaninoff. Já no domingo, no mesmo horário, Rosenbaum interpreta a Sonata para piano nº 12, op. 26, as Seis Bagatelas, op. 126, o Rondó em Dó maior, op. 51, nº 1, e a Sonata para piano nº 31 em lá bemol maior, op. 110.

Na segunda-feira, das 14h às 17h, o pianista realiza uma masterclass sobre seu instrumento e música de câmara, enquanto na terça, no mesmo horário, é a vez de Felipe Avellar comandar um seminário sobre violancelo. O recital que encerra a programação do Festival Beethoven acontece no na quarta, com Rosenbaum, Avellar de Aquino e Fredi Gerling (violino) interpretando a Sonata op.12 nº 1 em Ré maior, a Sonata op. 96 em Sol maior e o Trio para piano, violino e violoncelo op. 97 em Si bemol maior.

Confira a programação do Festival Beethoven:

Sexta, 11/08:

20h30min: Concerto de abertura no Theatro São Pedro

Programa:

Concerto para piano e orquestra Nº. 3 em dó menor, Op. 37

Allegro com brio

Largo

Rondó: allegro

Solista: Victor Rosenbaum - Piano

L. van Beethoven: Sinfonia No. 5 em dó menor, Op. 67

Allegro con brio

Andante con moto - Più mosso - Tempo I

Scherzo Allegro - Trio - Scherzo

Allegro – Presto

Sábado, 12/08:

16h30min: Recital de violoncelo e piano com Felipe Avellar de Aquino e Cristina Capparelli

Programa:

Sonatas de Debussy, Rachmaninoff e Beethoven

Domingo 13/08:

16h30min: Recital de piano com Victor Rosenbaum

Programa:

Bagatelles Op. 126

Rondo Op. 51 n. 1

Sonatas Op. 26 e 110

Segunda-feira, 14/08:

14h às 17h: Master class de piano e música de câmara com Victor Rosenbaum

Terça-feira, 15/08:

14h às 17h: Master-class de violoncelo com Felipe Avellar de Aquino

Quarta-feira, 16/08:

19h30min: Recital de música de câmara com Victor Rosenbaum; Felipe Avellar de Aquino e Fredi Gerling

Programa:

Sonatas para piano e violino Op.12 nº1 e Op.9

Trio Op.97 “Arquiduque”