Correio do Povo | Notícias | Nenhum de Nós inicia turnê do novo disco neste domingo

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 27 de Abril de 2018

  • 14/04/2018
  • 10:48
  • Atualização: 10:55

Nenhum de Nós inicia turnê do novo disco neste domingo

Show do EP "Doble Chapa"será no Teatro da UCS, em Caxias do Sul

Doble Chapa é o primeiro EP da banda em 31 anos de carreira | Foto: Raul Krebs / Divulgação / CP

Doble Chapa é o primeiro EP da banda em 31 anos de carreira | Foto: Raul Krebs / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Luiz Gonzaga Lopes

Neste sábado, em Nova Roma do Sul, o Nenhum de Nós faz seu último show da “Sempre é Hoje Tour”, que iniciou em 2 de julho de 2015 em São Paulo, no Teatro Bradesco. Foram mais de 200 shows em 33 meses divulgando o 16º álbum da discografia do quinteto. E mal termina um giro de quase três anos e o grupo já inicia outra: neste dia 15 de abril, domingo, no Teatro da Universidade de Caxias do Sul, o Nenhum dá a largada para a “Doble Chapa Tour”, do novo EP intitulado “Doble Chapa” que prossegue dias 20 e 21 de abril por São Paulo, no Teatro J. Safra. O empresário da banda, Antonio Meira, escolheu São Paulo para iniciar a nova turnê nacional, assim como já havia elegido a capital paulista para a apresentação que marcou os 2 mil shows da carreira da banda (em 17/03/17 no Cine Joia).

O EP “Doble Chapa” foi lançado no último dia 11 de abril, nas lojas e plataformas digitais. "Doble Chapa", expressão conhecida dos gaúchos, define as pessoas que vivem na fronteira próxima ao Uruguai. Motivo de documentários, ensaios literários e canções, inspirou o Nenhum de Nós no momento de batizar o EP.

“Fronteiras podem ser legais na medida que abrigam iniciativas culturais marcadas por peculiaridades. Misturar estas particularidades para gerar algo novo é o tom deste novo trabalho”, revela o guitarrista Carlos Stein. “Com Doble Chapa reforçamos nossa identidade latino americana. Somos apaixonados pelo nosso continente e temos especial orgulho de nossa condição de sulistas e gáuchos (com o acento castelhano). Nossa cultura é o resultado desta mistura que não conhece fronteiras e que faz com que haja sintonia mesmo falando línguas diferentes”, afirmou o vocalista Thedy Corrêa.

O EP “Doble Chapa” é o primeiro nos 31 anos de carreira da banda. O Nenhum prossegue reforçando seus laços com os artistas do Prata, desta vez também no campo autoral. Sobre isto fala Carlos Stein: “temos uma identificação natural com o rock produzido nesta região. Usamos as mesmas fontes. Mas isso não é novidade em nossa carreira. A novidade é lançar um trabalho totalmente voltado para isto”.

Thedy Corrêa reforça: “quando ouço uma canção em castelhano que eu gosto, automaticamente faço versões na minha cabeça como um exercício criativo. Algumas destas versões entraram em discos, outras apenas ficaram como experimentos. Mas o vai e vem do idioma é incrivelmente estimulante”.

A reflexão final de Thedy é sobre os percalços da integração musical latina. “Falta um fortalecimento do mercado latino no Brasil, que o ignora solenemente. Somos mais suscetíveis às influências europeias e americanas do que aquela que nos proporciona a proximidade com os vizinhos de continente. É uma visão colonialista que atrapalha o intercâmbio cultural. Bandas como Nenhum de Nós e Paralamas do Sucesso fazem esta aproximação há décadas. Falta que outros artistas resolvam aderir à causa”.

Carlos Stein completa: “embora exista muita admiração de parte a parte entre nossos países, o lado cultural ainda se ressente do tamanho do mercado. Acho que trabalhos como esse e investir nestes intercâmbios através de shows, podem ser o caminho para se construir algo mais concreto”.

A faixa que abre o EP, “Uma Vida Ordinária”, fala de alguém que deseja sair de uma vida sem perspectiva, que acorda cedo para conseguir isso e busca seu próprio caminho. A música ganhou versão para o espanhol, já que sua autoria em parceria com Thedy Corrêa é assinada também pelo músico uruguaio Fede Lima.

As interações com o pop & rock uruguaio não param por aí: a faixa “Fã de Faith No More” é uma versão do Nenhum para um dos maiores hits de Socio. A música “O Aprendiz”, é uma versão para o português de uma canção da banda uruguaia Cuarteto de Nos. O EP é um lançamento da Ímã Records.