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  • 17/03/2017
  • 16:45
  • Atualização: 17:24

São Paulo Fashion Week desfila consumo com consciência

Semana de moda apresentou proposta pra enfrentar a crise: recicle, reutilize, transforme

Ellus não esqueceu das cores em sua coleção de inverno | Foto: Nelson Almeida / AFP / CP

Ellus não esqueceu das cores em sua coleção de inverno | Foto: Nelson Almeida / AFP / CP

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  • AFP

São dias de crise econômica no Brasil e a Semana da Moda de São Paulo apresentou uma proposta para enfrentá-la: recicle, reutilize, transforme, levando assim brilho e cor aos dias mais cinzentos. A maior passarela da América Latina, conhecida como SPFW, terminou nessa sexta-feira após apresentar as coleções de 30 marcas sob a nova forma de venda "see now, buy now" ou "veja agora, compre agora", vendendo nas lojas quase que imediatamente o que é mostrado nos desfiles. Essas são algumas das propostas e ideias mostradas no evento, que aconteceu no prédio da Bienal de Arte de São Paulo, a maior e mais rica cidade brasileira.

Uma nova oportunidade

"Não devemos ter medo de ousar com o que está mais velho", diz o consultor de moda e apresentador Arlindo Grund. "Podemos utilizar roupas antigas, retingir, intervir nelas. É algo que tem cada vez mais força", afirma. Conhecido como "upcycling", o processo de revitalizar algo que estava velho e abandonado é uma das propostas de marcas como a À La Garçonne, do estilista Alexandre Herchcovitch e seu companheiro Fabio Souza, diretor criativo.

Herchcovitch deixou já há algum tempo a marca com seu nome para trabalhar nesse projeto, que inclui jaquetas pintadas a mão e o uso do chamado "plástico verde" em algumas peças, material renovável elaborado a partida da cana-de-açúcar. "Reaproveitar coisas tem muito a ver com períodos de crise", considera Grund.

Diversidade sempre

Na última edição da SPFW, no final do ano passado, o estilista Ronaldo Fraga apresentou sua coleção toda com modelos transexuais, e nesse ano são os modelos mais "maduros" que chamaram atenção. Em um ambiente onde parece prevalecer o desejo de eterna juventude, os modelos de cabelos grisalhos Jorge Gelati, de 52 anos, e Marcos Luko, de 47, desfilaram para Ellus. "A moda mudou muito, está mais diversificada", diz Luko. A ex-modelo Susana Kertzer, de 67 anos, desfilou para UMA no primeiro dia do evento, na segunda-feira.

Consumo consciente

"O consumidor de hoje não só lê os rótulos do que come, mas também do que veste", diz Eneas Neto, um dos estilistas que se apresentou no Projeto Estufa que a SPFW lançou esse ano para valorizar as marcas com propostas mais sustentáveis. Na etiqueta das peças há informação sobre a pegada de carbono e a procedência de cada uma delas.

"Evito ao máximo o descarte e gosto de reaproveitar os tecidos", diz Fabiana Milazzo, estilista que trabalha com bordadoras e ex-presidiárias. Em sua estreia na SPFW mostrou looks com aplicações de denim reutilizado.

Mais cor por favor

As coleções são de inverno, mas as cores vibrantes não foram esquecidas e apareceram em coleções como a de Isabela Capeto, da Ellus e da Animale. "Muito amarelo, muito vermelho, violeta, cáqui. Há um contraponto com o preto, que também aparece porque são coleções de inverno, mas é interesante sair da zona de conforto e se atrever com essas combinações inusitadas", diz Grund.

Brilhos e metalizados

Perderam um pouco de força mas voltaram em todo o seu esplendor. "Nessa temporada o metalizado volta com toda força", diz Jacqueline Queiroz, especialista em beleza da Natura, que patrocina a Semana de Moda paulista. "Inclusive na boca", lembra. Tons de bronze, grafite e prateado luminoso estão não só nas roupas e sapatos mas também voltam à maquiagem.

Nos lábios, além desses tons, os tons de vermelhos aumentaram e nessa temporada apareceram tons muito escuros, como uva e azul. Apesar disso o rosto é cada vez mais natural, sem contornos tão marcados como se faz há muito tempo, diz Queiroz, que advoga pela "beleza natural".


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