Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 17 de Outubro de 2017

  • 01/08/2017
  • 15:53
  • Atualização: 16:15

Espetáculo explora a Copa do Mundo para satirizar a política brasileira

"Inimigos da República" será encenada em Porto Alegre até sexta-feira

Montagem é inspirada nos filmes de Tarantino | Foto: Gabriel Ditelles / Divulgação / CP

Montagem é inspirada nos filmes de Tarantino | Foto: Gabriel Ditelles / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O espetáculo "Inimigos da República" estreia nesta quarta-feira em Porto Alegre satirizando a atual situação política brasileira. Com texto e direção de Bob Bahlis, a peça, que retoma as negociações de obras para a Copa do Mundo do Brasil em 2014 e como o evento influencia a vida nas periferias, terá sessões diariamente às 20h30min até sexta-feira, no Teatro da Cia de Arte (Andradas, 1780). Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos na bilheteria local uma hora antes das apresentações.

A história se passa numa comunidade pobre, um pouco antes do megaevento esportivo que movimentou o país há três anos, quando a prefeitura desta cidade fictícia, fecha acordo com uma empreiteira para construir um viaduto, numa região comandada pelo tráfico. A única ONG que atua na região com jovens carentes será despejada, assim como vários moradores. No meio deste caos, histórias paralelas acontecem, como o amor entre a menina da ONG e o “aviãozinho do tráfico”, os conflitos morais de um traficante considerado um “Robin Hood” pelas pessoas da vila e reuniões secretas no Gabinete do Prefeito, com a empreiteira e a Governadora do Estado.

Num determinado momento da história, uma descoberta e acontecimentos escabrosos fazem com que as pessoas da comunidade formem um grupo contra os verdadeiros inimigos da república: políticos e empresários sem ética. A peça é uma crítica à política nacional atual e tem inspiração nos filmes do cineasta Quentin Tarantino, caracterizados, entre outras coisas, por seus longos diálogos estruturados os quais geram grandes cenas de tensão.

O elenco é composto por Daniel Topanotti, Bruno Palharini, Marcus Vinicius Schil, Vini Bonds, João Pezzi, Luca Gross, Fernando Hammel, Thai Ribeiro, Jacque Sabater, Nina Ferraz, Francisco Gomes e Paulo Del Toro. A música tema do espetáculo é de Nelson Coelho de Castro, “Armadilha”.