Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 17 de Outubro de 2017

  • 11/08/2017
  • 13:55
  • Atualização: 15:31

Espetáculo teatral discute o papel da mulher e opressão feminina na sociedade

"Yerma ou quanto tempo leva para transbordar um balde” segue com encenações até domingo em Porto Alegre

Peça conta com colaboração coreográfica de Larissa Sanguiné | Foto: Guega Peixoto / Divulgação / CP

Peça conta com colaboração coreográfica de Larissa Sanguiné | Foto: Guega Peixoto / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A montagem "Yerma ou quanto tempo leva para transbordar um balde” tem apresentações diárias, às 20h, até domingo no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307). Baseado no texto do espanhol Federico Garcia Lorca, datado de 1934, a investigação parte de uma mulher e seu desejo de ser mãe para observar questões inquietantes diante de regras de comportamento e fala de um universo de maledicência, vergonha e ignorância. Os ingressos custam R$ 30 e podem ser adquiridos pelo site.

Na trama, um casal sem filhos começa a parceber as suposições que surgem sobre qual dos dois é “culpado” pelo fato dela não conseguir engravidar. A sociedade que estabelece um guia de conduta moral faz a mulher infeliz, os papéis no casamento e suas decorrências dentro da conjuntura social dos últimos séculos e a correlação sobre o que é possível e o que é desejado por cada pessoa são alguns dos temas abordados.

Com direção de Gustavo Dienstmann e elenco formado por Áurea Baptista, Alex Limberger, Alexandre Malta, Ursula Collischonn e Valquiria Cardoso, esta obra popular de caráter trágico incita pensamentos filosóficos sobre a maneiras que nos comportamos e o que os outros esperam de nós. Como viver sem cumprir as expectativas? Que tamanho pode ter a frustração? Qual o limite que alcança um sofrimento? Essa são algumas das indagações que levantadas pelo espetáculo.

A montagem retorna ao palco do Teatro Renascença nas próximas duas semanas, com sessões sempre de sextas a domingo, às 20h.