Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 24 de Setembro de 2017

  • 07/05/2017
  • 22:40
  • Atualização: 22:45

Brasil goleia o Taiti e é campeão mundial de futebol de areia

Seleção finalmente confirmou pentacampeonato, após três copas do mundo sem chegar ao topo

Seleção finalmente confirmou pentacampeonato, após três copas do mundo sem chegar ao topo | Foto: BSWW / Divulgação / CP

Seleção finalmente confirmou pentacampeonato, após três copas do mundo sem chegar ao topo | Foto: BSWW / Divulgação / CP

  • Comentários
  • AE

O Brasil recuperou a sua hegemonia nas areias. Neste domingo, a seleção massacrou o Taiti, venceu a final por 6 a 0 e conquistou o título do Mundial de Futebol de Areia, disputado em Nassau, nas Bahamas. Essa é a quinta vez que a equipe levou a taça desde que a competição passou a ser organizada pela Fifa em 2005.

O resultado recolocou o Brasil no patamar de grande potência. Após conquistar o Mundial em 2006, 2007, 2008 e 2009, a equipe caiu de rendimento nas edições seguintes e foi vice em 2011, terceira em 2013 e eliminada nas quartas em 2015.

O título também coroou o bom momento vivido pela seleção brasileira desde que Gilberto Costa assumiu o comando, em janeiro de 2016. Além do Mundial, o time conquistou outros seis títulos (Sul-Americano, Mundialito Cascais, Mundialito Santos, Copa Intercontinental, Copa América e Eliminatórias) e alcançou uma invencibilidade de 35 partidas.

Para chegar ao pentacampeonato mundial, o Brasil superou na primeira fase o próprio Taiti (4 a 1), a Polônia (7 a 4) e o Japão (9 a 3). Depois, nas quartas, passou por Portugal - campeão mundial em 2015 - por 4 a 3. E, na semifinal, goleou a Itália por 8 a 4. O Taiti, por sua vez, mais uma vez desperdiçou a chance de conquistar o seu primeiro título mundial no futebol de areia. A surpreendente seleção havia sido bronze em 2013 e vice-campeã em 2015.

No jogo deste domingo, o Brasil precisou de apenas 14 segundos para abrir o placar, com Mauricinho. Datinha, ainda no primeiro tempo, e novamente Mauricinho, no segundo, abriram 3 a 0 e encaminharam a vitória brasileira. Já no último período, com o jogo totalmente dominado, Catarino e Daniel (duas vezes) completaram a goleada e asseguraram o triunfo que deu o pentacampeonato mundial à seleção brasileira de futebol de areia.

Ainda neste domingo, a seleção iraniana surpreendeu, derrotou a Itália por 5 a 3 e garantiu a terceira colocação do Mundial. Destaque para Ahmadzadeh, autor de três gols para os asiáticos.