Porto Alegre, domingo, 23 de Novembro de 2014

  • 18/08/2014
  • 11:21
  • Atualização: 20:41

Grêmio encara Santos nas oitavas da Copa do Brasil

Sorteio da CBF definiu chaveamento da competição

Grêmio encara Santos nas oitavas da Copa do Brasil  | Foto: Lucas Uebel / Flickr Grêmio / Divulgação / CP

Grêmio encara Santos nas oitavas da Copa do Brasil | Foto: Lucas Uebel / Flickr Grêmio / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A caminhada do Grêmio em busca do pentacampeonato da Copa do Brasil na edição 2014 começará diante do Santos, a exemplo da edição de 2013. O confronto foi definido na manhã desta segunda-feira durante o sorteio promovido pela CBF no Rio de Janeiro. O primeiro ocorre no dia 28 de agosto, uma quinta-feira, às 21h50, na Arena. A volta está marcada para o dia 3 de setembro, uma quarta-feira, às 22h, na Vila Belmiro.

Posicionado já nas oitavas de final porque participou da Libertadores deste ano, o Tricolor poderá voltar à competição sul-americana pelo caminho mais curto, desde que conquiste o título. Quem passar de Grêmio e Santos, pegará o vencedor de Botafogo e Ceará nas quartas de final, de acordo com o sorteio realizado.

No mesmo lado que o Grêmio, ainda ficaram Cruzeiro, que terá como adversário o desconhecido Santa Rita, de Alagoas. O Vasco enfrentará o ABC.

Anteriormente, o Tricolor conquistou a Taça em 1989, 1994, 1997 e 2001. O técnico Luiz Felipe Scolari é o responsável pelo segundo troféu gremista no torneio, conquistado em 94 diante do Ceará. Na época, o clube gaúcho contava com Danrlei, Roger, Emerson e Carlos Miguel, jogadores que serviram de base para a conquista da Libertadores de 1995.

Depois de Felipão, o Grêmio voltou a conquistar a Copa do Brasil com Evaristo de Macedo (1997), contra o Flamengo, e Tite (2001), diante do Corinthians em pleno Pacaembu. Na história do torneio, o Felipão voltou a aparecer na vida do Grêmio em 2012, desta vez como adversário. Na época, o treinador comandava o Palmeiras e eliminou o Tricolor na semifinal daquela edição. Uma vitória no estádio Olímpico por 2 a 0 e o empate em 1 a 1 na Arena Barueri decretaram a eliminação gremista.

Esta é a segunda vez que o Grêmio ingressa na Copa do Brasil a partir das oitavas de final. Em 2013, o Tricolor havia participado da Libertadores e, como foi eliminado, foi incluído na competição. O primeiro adversário foi Santos, eliminado com uma vitória por 2 a 0 na Arena depois de perder por 1 a 0 na Vila Belmiro. Em seguida, nas quartas de final, o clube gaúcho venceu o Corinthians na cobrança de penalidades após dois empates em 0 a 0. Na semifinal, o time gremista acabou eliminado pelo Atlético-PR por conta de uma derrota em Curitiba.

Confira os confrontos nas oitavas de final da Copa do Brasil

Lado A
Jogo 1: Grêmio x Santos
Jogo 2: Botafogo x Ceará
Jogo 3: Cruzeiro x Santa Rita
Jogo 4: Vasco x ABC

Lado B
Jogo 1: Flamengo x Coritiba
Jogo 2: Atlético-PR x América-RN
Jogo 3: Atlético-MG x Palmeiras
Jogo 4: Corinthians x Bragantino

Bookmark and Share