Porto Alegre, domingo, 23 de Novembro de 2014

  • 19/08/2014
  • 16:18
  • Atualização: 18:01

Fernando Carvalho lança curso para CEOs que pretende discutir o futebol brasileiro

Técnicos e jogadores aprovaram o projeto criado por Carvalho e pelo professor Sylvio Maia, do Ibmec, do RJ

Fernando Carvalho irá reunir especialistas para discutir o futebol brasileiro | Foto: Carmelito Bifano / Especial / CP

Fernando Carvalho irá reunir especialistas para discutir o futebol brasileiro | Foto: Carmelito Bifano / Especial / CP

  • Comentários
  • Carmelito Bifano / Correio do Povo

O ex-presidente Fernando Carvalho lançou na manhã desta terça-feira em Porto Alegre o curso “CEOs do Futebol: Futuros Líderes do Futebol Brasileiro”, que pretende discutir a realidade do esporte no país após a Copa do Mundo. Reunindo especialistas de várias áreas do futebol, os encontros tratarão do gerenciamento e a perspectiva de mudanças dentro e fora das quatro linhas.

“Temos uma necessidade muito grande de crescimento e sistematizar as gestões. De ter método, que a maioria não tem. O Inter tem esse conteúdo. No curso, vamos discutir com especialistas, pessoas que trabalharam em clubes, em federações e em entidades, a experiência que eles têm em cada área: marketing, gestão, direito, logísitica e administração de arenas. Vamos iniciar com um painel de discussão onde vamos trocar ideias sobre a relação dos clubes com as federações, vamos discutir redução do número de participantes das séries A, B, C e D, a possibilidade de uma janela para excursões do clubes para o exterior, subsídios da CBF para esses clubes das outras séries, sem ser a A. Enfim, vamos discutir assuntos palpitantes e polêmicos. Esse curso abrirá esse caminho”, declarou Carvalho.

Além do ex-presidente do Inter, irão participar do curso o especialista em marketing, Fernando Trein, o coordenador da preparação física do Inter, Élio Carravetta, o advogado especializado em direito esportivo, Daniel Cravo, o técnico Cleber Xavier, o executivo em administração de Estádios, Alexandre Limeira e o executivo de futebol, Newton Drummond. Na abertura, no dia 27 de setembro, ocorrerá um painel reunindo o presidente da Federação Gaúcha, Francisco Noveletto, o ex-presidente do Grêmio, Luiz Carlos Silveira Martins, e o ex-presidente do Inter, Vitório Píffero.

Os meias Alex e D’Alessandro, o técnico Tite, o ex-executivo de futebol, Paulo Pelaipe e os responsáveis pelo departamento de futebol do Inter compareceram ao evento de lançamento. Todos compartilharam da opinião que o curso chega no momento exato em que o Brasil está repensando o futebol.

“Esse curso é muito bom porque são pessoas ligadas ao esporte e que sabem o que o futebol brasileiro precisa melhorar. É outra visão, totalmente diferente, que em algum ponto se encontra com a ideia do Bom Senso. Tentar redirecionar e melhorar algumas coisas no futebol brasileiro. Sabemos que não vai melhorar amanhã, mas quem sabe no futuro. Talvez, não seja para nós, mas para os atletas que virão no futuro. Tomara que tenham uma condição e uma estrutura melhor. O futebol brasileiro precisa de alguma mudança. Não só em campo, mas fora também”, declarou o meia D’Alessandro.

O técnico Tite destacou a importância dos personagens do futebol estarem em constante evolução, procurando se aprimorar com curso, estágios e estudo sobre o esporte.

“Independente do nível que esteja, o ato contínuo (de pensar o futebol) tem que ser feito. Claro, agora, pós Copa, ele fica com uma turbulência maior e necessidade maior. Que bom se canalizar para esse lado, para que nós, que trabalhamos nas diferentes áreas do futebol, tenhamos a condição de crescer. Isso é bom. Que bom que o Bom Senso está contribuindo com o processo. Isso é muito importante. (...) Quanto mais competição e conhecimento tivermos, melhor será”, afirmou o treinador.

Ao todo o curso terá oito aulas, totalizando 64 horas até o dia 13 de dezembro. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site: sylviomaia.com.br.

Bookmark and Share