Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 28/08/2014
  • 13:44
  • Atualização: 13:47

Rio-2016 já contabiliza dez mil inscrições para voluntários

Expectativa é a de que cerca de 300 mil pessoas se inscrevam para as 70 mil vagas disponíveis

  • Comentários
  • Lancepress

Com dez mil inscrições até o fim da manhã desta quinta-feira, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 lançou o Programa de Voluntários da competição. Para participar é necessário apenas que a pessoa tenha 18 anos até fevereiro de 2016 e possa trabalhar durante as competições.

"Os voluntários são a alma dos Jogos. Vamos quebrar o recorde de inscritos porque esperamos 300 mil inscrições e aproveitaremos 70 mil", disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman.

Sem contar com os números dos Jogos de Pequim, em 2008, que não foram divulgados, o recorde de inscrições para o programa de voluntários pertence a Londres-2012, com cerca de 240 mil. Dos selecionados, 45 mil trabalharão nos Jogos Olímpicos e, 25 mil, dos Paralímpicos.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de novembro no site oficial do Comitê Organizador (www.rio2016.com). No total, os voluntarios serão distribuídos por nove áreas de atuação mas algumas, como serviços médicos, tecnologia e idiomas, necessitam de conhecimentos específicos.

Não há um limite de vagas para quem reside no Rio de Janeiro, no Brasil ou para estrangeiros. Mas, o Comitê Rio-2016 observou que entre 3% e 5% dos voluntários sejam de outros países.

"Por incrível que pareça, os primeiros 200 a se inscreverem foram os russos. No momento em que virou o horário de meia-noite pareceu que eles estavam organizados em grupos e fizeram as inscrições", contou a gerente do Programa de Voluntários do Comitê Rio-2016, Flavia Ponte.

O interesse maciço dos russos pode ser justificado pelo fato de que, em fevereiro, o país foi a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi.

Além da internet, quem tiver interesse em ser um voluntário dos Jogos Rio-2016 terá outros meios para fazer a sua inscrição. As capitais que serão sedes do futebol, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo, unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), além de alguns campus da Universidade Estácio são outras opções para quem deseja participar.

O Comitê Rio-2016 também criará uma caravana itinerante que percorrerá o Brasil para recolher inscrições em várias cidades.
Bookmark and Share