Correio do Povo

Porto Alegre, 29 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
13ºC
Amanhã
16º 27º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

12/05/2014 11:05 - Atualizado em 12/05/2014 14:05

A um mês da Copa, Fortunati garante obras prontas até julho

Setor de telefonia, no entanto, pode operar com sistema provisório

Em entrevista à Rádio Guaíba na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Porto Alegre José Fortunati falou sobre a conclusão das obras para a Copa do Mundo e as expectativas para o evento. De acordo com o prefeito, todas as obras estarão prontas até o início de julho. Na semana passada, ele havia anunciado que as viárias estarão concluídas em maio. 

Fortunati pediu para a cidade valorizar os feitos e as iniciativas do governo. “Nós (gaúchos) somos sempre guindados a puxar para baixo toda e qualquer iniciativa”, disse. Faltando 30 dias para o início da competição, o prefeito afirma que é preciso pensar sobre o significado da Copa e enfatiza que os pontos positivos que resultaram na preparação do evento são maiores do que os negativos. “Junto com o Rio de Janeiro, somos a cidade que mais aproveitou as oportunidades”, afirmou.

Infraestrutura

De acordo com Fortunati será inaugurada em breve mais uma ampliação na rede hospitalar e enfatizou o crescimento no setor hoteleiro da cidade. Segundo ele, houve um aumento significativo na área, o que acarretará num melhor suporte aos turistas que virão a Porto Alegre para a Copa do Mundo. Além disso, as melhorias ficarão para a cidade e serão aproveitadas pela população de modo geral. “A copa não está mais em discussão”, disse o prefeito. Para ele é preciso “aproveitar mais a oportunidade”

A cidade tem agora dois estádios novos, com a reforma no estádio Beira-Rio e a nova Arena do Grêmio, “houve um avanço fantástico no tratamento dado ao torcedor”, disse o prefeito. Mesmo reconhecendo que para quem não aprecia o futebol isso não faz muita diferença, ele afirmou que os torcedores merecem respeito e melhores condições para desfrutar do esporte.

Mobilidade urbana

O prefeito afirmou que as obras da avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, estará pronta até o final do mês maio. Já o Viaduto Pinheiro Borda tem previsão de término para o início do mês de junho, assim como o entorno do estádio Beira-Rio e o corredor de ônibus da rua Padre Cacique.

No entanto, a maior preocupação da prefeitura está vinculada ao entulho que as obras estão gerando. Segundo Fortunati, se o entulho não for retirado a tempo, mais de 900 vagas de estacionamento, das 1,4 mil previstas pelo município, estarão comprometidas.

Sobre a retirada das escolas de samba do entorno do estádio, Fortunati afirmou que a Banda da Saldanha permanecerá em pleno funcionamento. “Fizemos um claro entendimento com as escolas. Buscamos uma equação para que as escolas permaneçam para ser um atrativo cultural”, afirmou.

Já o consórcio que faz a obra do viaduto da Rodoviária deu o prazo de entrega até o início do mês de julho.

Trânsito

As dificuldades no trânsito durante o evento teste realizado no final de semana durante a partida entre o Inter e o Atlético-PR foram perceptíveis. As reclamações foram confrontadas pelo prefeito, que afirmou que o que aconteceu no sábado no entorno do Beira-Rio não é o que vai acontecer na copa do mundo. “O que atrapalhou foi a obra. O estádio foi aprovado, mas o entorno está em obra”, o que dificultou o trânsito de veículos, de acordo com Fortunati.

Segundo o prefeito, nos dias de jogos na cidade só poderão trafegar pela aquela região moradores cadastrados e pessoas com ingresso. “Naturalmente quem estiver de veículo naquele dia estará muito tranqüilo”, disse. Os moradores da Zona Sul não terão acesso ao entorno do estádio nos dias dos jogos, portanto, terão que trafegar por vias alternativas, como a avenida da Azenha e a Terceira Perimetral.

Aeroporto

No caso do Aeroporto Salgado Filho, a preocupação maior é quanto à neblina. Junho é o mês com maior intensidade de neblina e também com a maior probabilidade de fechamento do aeroporto. “Mesmo que agora a Infraero consiga instalar o aparelho que permita pousos e decolagem, há dúvida se isso dará ou não o atendimento esperado”, disse Fortunati. “Eu espero que sim, porque o aparelho tem qualidade muito superior ao que temos agora”, completou o prefeito.

Estruturas temporárias

Sobre as estruturas temporárias, Fortunati mostrou otimismo. De acordo com ele, as exigências da Fifa já começaram a ser erguidas. “Quem passar pelo entorno do Beira-Rio vai perceber isso. Principalmente na rua A, entre o parque Mauricio Sirotsky o o Gigantinho. São obras enormes, faz parte das estruturas temporárias”, disse ele. "Essas estruturas fazem parte da infraestrutura para a mídia e possibilitará uma transmissão segura para o mundo todo", afirmou o prefeito. Além disso, a obra contará com um receptivo para receber os torcedores e “estará pronto a tempo do evento”, concluiu.

Telefonia

A telefonia é a ponto que traz mais preocupação para a prefeitura. De acordo com José Fortunati, é uma questão que preocupa nos dois estádios de Porto Alegre. “Nós estamos com um projeto de lei na Câmara dos Vereadores que avança na operacionalidade das operadoras na Capital, mas está previsto para depois da Copa do Mundo”, concluiu o prefeito.

Para a Copa do Mundo, serão feitos ajustes temporários com um novo sistema que é mais moderno e funciona com antenas menores e mais potentes para dar vazão à demanda da Copa do Mundo. A melhoria não funcionará somente no entorno do estádio, mas também em outros pontos da cidade. De acordo com o prefeito, nem todas as operadoras se cadastraram, mas os aparelhos não se contrapõem à legislação atual e melhorarão o sistema de telefonia.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.