Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 04/07/2014
  • 23:27
  • Atualização: 23:29

Temporais devem atingir o RS entre sábado e domingo

Clima melhora na maioria dos municípios, mas volta a se instabilizar ao longo do fim de semana

  • Comentários
  • Metsul

Temporais atingem o Estado neste sábado e domingo, num perigoso quadro de tempo severo conforme a MetSul Meteorologia. O começo do sábado tem chuva localmente forte com raios e risco de granizo isolado no Sul e no Oeste, mas o tempo melhora na maioria dos municípios destas regiões, exceção da área de Uruguaiana que pode ter chuva volumosa.

Na maior parte do Estado o sábado é de sol. O vento de Norte que vai soprar com rajadas fortes a intensas em muitos locais traz ar muito quente e a tarde terá calor. A madrugada deste domingo registrará temperatura de uma noite de verão com vento.

As mínimas rondam 12°C em São José dos Ausentes e Uruguaiana. As máximas, por sua vez, podem chegar a 31°C em Santa Rosa e na Região Metropolitana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 31°C.

Chuva intensa trouxe alagamentos para a Capital e cidades vizinhas nesta sexta-feira. O acumulado em menos de 12 horas ficou perto de 100 mm. No Jardim Botânico, o volume oficial em 24h foi de 95,5 mm. Não há entre 1945 e 2014 nenhum valor tão alto em julho. A média de chuva do mês é 121,7 mm.

Também houve temporais como o que arrasou Ibarama, no interior. A MetSul adverte que este fim de semana é perigoso nas regiões Sul e o Oeste. Nas demais regiões, mesmo com tempo firme, vento Norte pode trazer até estragos no começo do domingo.

Uma atipicamente forte corrente de jato (vento) em baixos níveis gerará a ventania que pode atingir 100 km/h ou mais em alguns pontos. A área de Santa Maria preocupa. A cidade terá na madrugada calor (talvez ao redor de 30ºC) e ventania. Frente fria avança pelo Estado em forma de linha e encontrará atmosfera favorável à chuva forte de curta duração, granizo e vendavais que podem ser violentos e destrutivos no domingo.

Bookmark and Share