Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
15º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Saúde

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

07/07/2014 10:20 - Atualizado em 07/07/2014 10:30

Funcionários do Hospital São Pedro protestam contra transferência de pacientes

Doentes que moram há 20 anos no local têm vínculo afetivo com cuidadores

Os funcionários do Hospital Psiquiátrico São Pedro protestaram na manhã desta segunda-feira em frente à instituição - que fica na avenida Bento Gonçalves, zona Leste de Porto Alegre -  contra a transferência de 30 pacientes para outras casas de tratamento.

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) aponta que o objetivo da administração do hospital é transformar a área da Unidade Matilde em setor administrativo. Conforme a curadora do hospital, Gislaine Alves, as outras casas não apresentam profissionais suficientes para atender os pacientes. Além disso, alguns moradores já residem há 20 anos no São Pedro e apresentam vínculo afetivo com os cuidadores. A curadora aponta que “está ocorrendo um claro desmontamento do hospital” psiquiátrico.

A curadora informa ainda que há ampliação de mortes nas outras casas de tratamento. Segundo Gislaine, 3% dos pacientes que seguiram tratamento tradicional no São Pedro morreram. Já nas demais instituições, os óbitos chegam a 12%.

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa do hospital, que é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, mas ainda não obteve retorno.

Bookmark and Share


Fonte: Vitória Famer / Rádio Guaíba






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.