Correio do Povo

Porto Alegre, 22 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
24ºC
Amanhã
14º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Saúde

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

07/07/2014 14:33 - Atualizado em 07/07/2014 14:57

Clínicas opera com emergência superlotada na Capital

Hospital Centenário de São Leopoldo teve atendimento fechado após atingir quatro vezes a capacidade

A emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) opera superlotada nesta segunda-feira. Há 142 pessoas internadas em um local com 49 vagas, e 12 crianças na ala pediátrica, onde em condições ideais cabem nove. A administração pede que os pacientes procurem outros hospitais ou, em casos menos graves, os postos de saúde.

A emergência do Hospital Centenário, em São Leopoldo, foi fechada temporariamente na manhã desta segunda-feira após o número de pacientes atingir quase quatro vezes a capacidade. São 62 internos para apenas 16 vagas e a assessoria de imprensa do hospital fala que macas e camas disponíveis em outros setores já foram utilizadas para acomodar provisoriamente os pacientes. A grande incidência de doenças respiratórias, típicas do período, é um dos motivos que levaram à superlotação.

A decisão de fechar o pronto-socorro vem no sentido de garantir segurança aos próprios internos e funcionários, uma vez que é grande o risco de contaminação devido à superlotação no espaço. A orientação é de que a comunidade que necessite de atendimento médico na cidade e na região busque outros hospitais, como nos municípios de Sapucaia e Novo Hamburgo. O hospital esclarece que os 250 leitos disponíveis fora do setor de emergência também estão ocupados e a prioridade dessas vagas vai ser dada a pacientes aguardando leitos na emergência. Ainda não há previsão de reabertura do atendimento do pronto-socorro à população.


Bookmark and Share


Fonte: Ananda Müller / Rádio Guaíba






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.