Porto Alegre, terça-feira, 21 de Outubro de 2014

  • 08/07/2014
  • 19:35
  • Atualização: 19:37

Sobe para 149 o número de cidades atingidas pelas chuvas no Estado

Mais de 18,3 mil pessoas seguem fora de casa

  • Comentários
  • Ananda Müller/Rádio Guaíba

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul ampliou para 149 o número de cidades atingidas pelas chuvas no Estado. O balanço, divulgado no fim da tarde desta terça, incluiu as cidades de Dois Irmãos das Missões, Lajeado do Bugre, Silveira Martins e Restinga Seca na listagem de municípios afetados. Elas também já encaminharam o decreto de situação de emergência, o que ampliou para 126 o número de cidades nessa condição.

Nesta terça foi publicada no Diário Oficial do Estado a homologação do decreto de situação de emergência coletiva para 124 cidades gaúchas afetadas pela chuva até aquele momento. Esse decreto vale também para Iraí e Barra do Guarita, que decretaram estado de calamidade pública. O decreto coletivo fica em vigor por 180 dias, a contar de 4 de julho.

O número de desabrigados e desalojados, no entanto, diminuiu: 18.391 pessoas seguem afetadas pelas chuvas, contra 19.325 do último balanço. A maior parte dessa população vive na Fronteira Oeste, em Itaqui, São Borja e Uruguaiana. O abastecimento de energia nessas cidades também ainda está parcialmente afetado, com cerca de 1,2 mil pontos onde a energia foi desligada por questões de segurança, em virtude do nível das águas do rio Uruguai.

Bookmark and Share