Correio do Povo

Porto Alegre, 2 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
17ºC
Amanhã
19º 28º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

11/07/2014 11:18

Chanceleres confirmam reunião em Viena sobre programa nuclear do Irã

Encontro visa garantir natureza pacífica dos investimentos nucleares do Teerã

Os ministros das Relações Exteriores das grandes potências ocidentais confirmaram nesta sexta-feira uma reunião no domingo para avaliar o avanço das negociações com o Irã sobre seu programa nuclear. Na quinta-feira, a representante para Política Externa e Diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, convidou os ministros das Relações Exteriores para esta reunião, informou seu porta-voz Michael Mann, em sua conta no Twitter.

O Departamento de Estado americano confirmou que o secretário de Estado John Kerry segue para Viena neste fim de semana para participar da reunião. "Kerry verá se pode haver progresso nas questões, nas quais permanecem diferenças significantes, e avaliará a vontade do Irã de fazer uma série de escolhas cruciais na mesa de negociação", afirmou a porta-voz da pasta, Marie Harf.

Nas negociações entre Irã e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha, iniciadas na semana passada, tenta-se chegar a um acordo duradouro com o Irã para garantir a natureza pacífica do programa nuclear de Teerã.

O prazo para um acordo é 20 de julho, quando expira o termo provisório negociado pelos chanceleres em 24 de novembro, em Genebra. Poderá ser ampliado, se ambas as partes aprovarem. Momentos antes, um diplomata em Paris havia dito que o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, viajará para Viena no domingo.

A França descreveu as negociações como "difíceis" e, na última terça-feira, comentou que nenhuma das principais questões foi resolvida. Já a Rússia disse, no mesmo dia, haver "claros sinais de progresso".

Bookmark and Share


Fonte: AFP






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.