Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
14º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Meio Ambiente

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

11/07/2014 19:43

Smam garante que corte de eucalipto na Redenção ocorreu dentro de "prazo seguro"

Avaliação detectou estrutura deteriorada em abril. Corte só foi concluído nesta sexta-feira

Apesar de ter recebido no fim de abril uma primeira avaliação das árvores com estrutura comprometida em Porto Alegre, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) finalizou, apenas nesta sexta-feira, o corte de dois eucaliptos nessa situação, na área de maior movimento do Parque da Redenção. A derrubada começou na quinta-feira, após avaliação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

Mesmo com as chuvas em excesso da semana passada, a pasta avaliou que o risco de queda dos vegetais era baixo. A deterioração interna de uma árvore é irreversível, mas há diferentes graus de intensidade, conforme explica o diretor de Parques, Praças e Jardins da Smam, Sérgio Tomasini.

“O IPT mostra quais precisam ser manejadas, mas isso não quer dizer que as árvores vão cair amanhã. A nossa avaliação mostrou que era muito mais urgente cortar uma árvore localizada no orquidário, que tinha a estrutura interna muito mais comprometida. Aquela foi derrubada no final de maio. O próprio mau tempo contribuiu para que esses eucaliptos fossem derrubados somente nesta semana”, disse.

Segundo o diretor, o trabalho de corte da vegetação é complicado, por envolver o agendamento de equipamentos, o isolamento de área, além das condições meteorológicas favoráveis. “As árvores que caíram nos dias de chuva intensa eram saudáveis. O processo que ocorreu com elas foi o que chamamos de desenraizamento, por causa do encharcamento do solo”, finalizou.

Conforme os boletins preliminares do Instituto de Pesquisas, oito árvores serão cortadas e outras quatro serão podadas emergencialmente em Porto Alegre. A empresa ainda deve apresentar um relatório final, até o início de agosto, o que deve resultar em número maior de vegetais a serem manejados.

Bookmark and Share

Fonte: Samantha Klein/Rádio Guaíba






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.