Porto Alegre, terça-feira, 21 de Outubro de 2014

  • 15/07/2014
  • 23:43
  • Atualização: 00:49

Caxias recebe 320 ganenses e prefeito procura ministro da Justiça

Cidade busca auxílio para tratar de migrantes que vieram com visto de turista para a Copa

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, recebeu, no fim da tarde desta terça-feira, em Brasília, o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho. O objetivo foi tratar da chegada de cerca de 320 ganenses pedindo refúgio à cidade serrana, 55 deles só no fim de semana passado. O deputado federal e ex-prefeito Pepe Vargas acompanhou o encontro.

Barbosa Velho foi buscar orientação sobre como proceder em relação ao assunto, além de pedir ajuda material. O ministro convocou para as 10h desta quarta-feira uma reunião com os Ministérios do Trabalho e Emprego, da Ação Social e do Exterior, além de representantes do Itamaraty, chefia de Polícia Federal e demais órgãos internos de migração do Ministério da Justiça. Uma resposta ao prefeito foi prometida após o encontro.

A prefeitura entrou em contato com o Ministério da Justiça orientada pelo governador Tarso Genro. Os migrantes de Gana entraram no Brasil com visto de turista em função da Copa do Mundo. A preocupação do prefeito é de como atendê-los até que o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) analise a situação, caso a caso.

Por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), presta auxílio com alimentação, roupas e colchões. Alguns estão abrigados nas casas assistenciais do Município. Com o aumento da demanda registrada, a Polícia Federal passou a limitar o atendimento de imigrantes a 20 pedidos por dia.

Bookmark and Share


TAGS » Caxias do Sul, Geral