Correio do Povo

Porto Alegre, 22 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
10ºC
Amanhã
18º 29º


Faça sua Busca


Notícias > Política

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

17/07/2014 21:25 - Atualizado em 18/07/2014 08:30

Dilma diz que é preciso ter prudência ao avaliar queda de avião na Ucrânia

Boeing-777 da Malaysian Airlines caiu na fronteira entre Ucrânia e Rússia

A presidente Dilma Rousseff disse quinta-feira que o governo brasileiro não se posicionará sobre a queda do voo MH17, da Malaysia Airlines, em território ucraniano, até que haja informações mais claras sobre o incidente. Após reunião da Cúpula China-Brasil e líderes da América Latina e do Caribe, Dilma disse que é preciso ser prudente.

“Tem um segmento da imprensa dizendo que o avião que foi derrubado estava na rota da volta do presidente (russo Vladimir) Putin, que coincidia o horário e o percurso. Eu acho que é importante ter claro que não é um míssil de fácil manejo. Então, nós temos que olhar de fato o que realmente aconteceu. O governo brasileiro não se posicionará quanto a isso até que fique mais claro, por uma questão não só de seriedade, como também de prudência”, disse a presidenta.

O presidente da Rússia, que retornou ao seu país na quarta-feira, após a 6ª Cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Brasília, responsabilizou o governo da Ucrânia pelo incidente e disse que o desastre não teria acontecido se as operações militares contra os separatistas pró-russos no leste ucraniano não tivessem sido renovadas. O governo ucraniano diz que o avião pode ter sido abatido por um míssil.

O voo MH17 saiu de Amsterdã, na Holanda, com destino a Kuala Lumpur, na Malásia, mas caiu na Ucrânia, próximo à fronteira com a Rússia, região que enfrenta forte tensão e conflitos desde o início do ano, principalmente após a anexação, pela Rússia, da Crimeia, península no Sul do país.

Após o acidente, a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) decidiu fechar o espaço aéreo do Leste da Ucrânia.

Bookmark and Share

Fonte: Agência Brasil






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.