Porto Alegre, terça-feira, 21 de Outubro de 2014

  • 18/07/2014
  • 13:22
  • Atualização: 13:44

Prefeitura realiza substituição de redes pluviais em Porto Alegre

Troca ocorre nas proximidades da avenida João Pessoa, viaduto Imperatriz Leopoldina e rua da República

  • Comentários
  • Vitória Famer / Rádio Guaíba

Após alagamentos em alguns pontos de Porto Alegre, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) está substituindo redes pluviais nas proximidades da avenida João Pessoa, viaduto Imperatriz Leopoldina e rua da República. O diretor-geral do DEP, Tarso Boelter, apontou que, após uma vistoria, foi possível constatar que o ponto estava totalmente assoreado com galhos e raízes de árvores, ocasionando o estrangulamento da água. Boelter afirmou que 60 metros das vias pluviais estão sendo trocadas. “Esse serviço vai reduzir os alagamentos nesse local e dar maior vazão às águas pluviais. A obra vai se estender por mais três, quatro dias de tempo seco”, esclareceu Boelter.

O diretor declarou que muitas redes apresentam mais de 60 anos, principalmente no perímetro da João Pessoa. Conforme Boelter, ocorrem ajustes também próximos ao Hospital Mãe de Deus, na avenida José de Alencar. O diretor declarou que o DEP não tem condições de substituir tantas redes pluviais ao mesmo tempo. De acordo com o secretário, o Centro Integrado de Comando da cidade de Porto Alegre (CEIC) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) enviam relatórios ao DEP com os principais pontos de alagamento na cidade. Com isso, o Departamento está organizando um cronograma para programar as próximas ações de trocas de pontos de escoamento.

O DEP apontou que, há 40 anos, Porto Alegre contava com apenas 500 quilômetros de rede. Atualmente, há 3 mil quilômetros de redes pluviais. Segundo o Departamento, mais pontos da cidade serão vistoriados nos próximos dias.

Bookmark and Share