Correio do Povo

Porto Alegre, 30 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
17º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

20/07/2014 20:01 - Atualizado em 20/07/2014 20:19

ETA anuncia desmantelamento de suas estruturas logísticas

Comunicado foi divulgado neste domingo pelo jornal "Gara"

<br /><b>Crédito: </b> Madri (AFP)

Crédito: Madri (AFP)

Crédito: Madri (AFP)

O grupo separatista basco ETA anunciou "o desmantelamento das estruturas logísticas e operacionais" utilizadas durante a sua campanha armada, em um novo passo para o seu desarmamento completo, de acordo com um comunicado divulgado neste domingo pelo jornal Gara, próximo ao grupo.

O governo espanhol não reagiu oficialmente ao comunicado. Desde que o grupo armado anunciou que renunciou à violência em 2011, Madri continuou a defender a dissolução incondicional da ETA. Na declaração, datada de 15 de julho, o ETA anuncia "o desmantelamento das estruturas logísticas e operacionais decorrentes da prática da luta armada", reafirmando a sua vontade de abandonar definitivamente as armas. O objetivo é concretizar "a passagem do ciclo de confrontação armada para o confronto democrático", afirma o comunicado.

Por outro lado, a organização reitera o seu apelo "à libertação de todos os presos bascos" - mais de 500 -, dispersos em prisões espanholas e francesas. O governo espanhol se recusa, até o momento, a ceder a essa demanda.



Fonte: AFP





» Tags:Espanha ETA

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.