Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 23/07/2014
  • 18:31
  • Atualização: 18:38

Balsa de Porto Vera Cruz volta a ficar sem prazo de reabertura

Instalação da Internet no lado argentino ainda não foi concluída e impede a volta dos serviços

  • Comentários
  • Ananda Müller/Rádio Guaíba

Após acenar com a possibilidade de retomar a travessia entre Brasil e Argentina através da balsa localizada na cidade de Porto Vera Cruz, no Noroeste do Estado, a Prefeitura do município teve mais uma negativa por parte do país vizinho. As tratativas referentes à reabertura da balsa, na travessia entre Porto Vera Cruz e Porto Panambi, na Argentina, serão retomadas na manhã desta quinta-feira, quando integrantes da Prefeitura voltarão a Porto Panambi para tentar retomar o serviço.

A balsa está fechada desde o fim do mês de junho, quando as chuvas causaram estragos nas estruturas dos portos de ambos os lados da fronteira. Agora, apenas consertos referentes ao sistema de Internet no lado argentino seguem faltando para a retomada do serviço.

Em Porto Mauá, na ligação com Alba Posse, também na Argentina, o problema deve persistir por mais alguns dias. A demora para o restabelecimento do serviço de balsa no município também é resultado do atraso nos reparos no sistema de internet do outro lado da fronteira. Há mais de 30 dias sem balsa, Porto Mauá também já registra prejuízos relacionados a perdas econômicas: como muitos argentinos percorrem a fronteira de balsa para fazer compras no lado brasileiro, a economia local sofreu quedas nos lucros devido ao fechamento da aduana.

Até que as balsas de Porto Vera Cruz e Porto Mauá estejam restabelecidas, a opção é atravessar o rio Uruguai através de Porto Xavier, que liga o Brasil à cidade argentina de San Javier.

Bookmark and Share


TAGS »