Porto Alegre, sábado, 20 de Dezembro de 2014

  • 23/07/2014
  • 20:02

Quatro mil frangos morrem após corte de energia no Vale do Taquari

Propriedade localizada em Canudos do Vale ficou quatro horas sem luz por conta da chuva

  • Comentários
  • Ananda Müller / Rádio Guaíba

Um aviário localizado em Canudos do Vale, no Vale do Taquari, perdeu cerca de quatro mil frangos após um corte no fornecimento de energia durante um temporal registrado na madrugada desta quarta-feira. De acordo com a ocorrência, registrada na Brigada Militar (BM) do município, os proprietários acionaram a concessionária responsável pelo abastecimento de energia na região às 3h, mas o serviço só se normalizou quatro horas depois, quando as aves já haviam morrido.

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) explica que esse tipo de situação ocorre devido às condições de criação dessas aves, chamada de “ambiência viária”. Como muitas matrizes estão localizadas em um mesmo ambiente, elas dependem do sistema de ventilação, refrigeração e iluminação automatizadas para permanecerem em condições adequadas. Quando o local enfrenta quedas de energia prolongadas e não dispõe de geradores, o produtor perde as aves pelo corte nessa série de necessidades de manutenção.

A fornecedora que atende à região, a Certel Energia, informou através de nota que está verificando o que pode ter provocado o problema.

Bookmark and Share