Porto Alegre, sábado, 1 de Novembro de 2014

  • 25/07/2014
  • 10:20
  • Atualização: 10:31

Primeira fossa comum encontrada no leste da Ucrânia

Quatro corpos retirados de Slaviansk serão submetidos a testes de DNA

Quatro corpos retirados da fossa na quinta-feira serão submetidos a testes de DNA | Foto: Marion Thibaut / AFP / CP

Quatro corpos retirados da fossa na quinta-feira serão submetidos a testes de DNA | Foto: Marion Thibaut / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

As autoridades ucranianas afirmam ter encontrado a primeira fossa comum de Slaviansk, antigo reduto dos separatistas pró-russos, que pode conter vinte corpos, entre eles ao menos quatro de civis. "Sabemos que existem outras fossas como esta na cidade, mas não sabemos onde e esta é a primeira que abrimos", explicou Anton Gerachtchenko, conselheiro do ministro do Interior ucraniano, que na quinta-feira presidiu uma cerimônia no local.

"Sabemos que aqui foram enterrados em uma fossa comum quatro fieis protestantes inocentes que foram torturados pelos rebeldes", prosseguiu. "No dia 8 de junho foram sequestrados quando saíam do culto de domingo. Os rebeldes capturaram os dois e desde então ninguém teve notícias deles. Segundo nossas informações, morreram na noite seguinte", afirmou Gerachtchenko.

As autoridades de Kiev, que investigam o desaparecimento de habitantes desde que retomaram o controle da cidade, há algumas semanas, afirmam que a fossa pode conter vinte corpos, alguns deles de combatentes separatistas. Os quatro corpos retirados da fossa na quinta-feira serão submetidos a testes de DNA.

Segundo um relatório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, com data de meados de julho, dezenas de pessoas desapareceram ou foram torturadas em cidades sob controle dos rebeldes.

Bookmark and Share