Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 27/07/2014
  • 12:50
  • Atualização: 14:03

Vacina contra hepatite B é feita gratuitamente na Redenção

Imunização contra doença pode ser realizada até as 19h em Porto Alegre

  • Comentários
  • Marco Aurélio Ruas / Correio do Povo

Em domingo de sol passear pelo Parque Farroupilha, a  Redenção, é um programa tradicional de moradores de Porto Alegre e de turistas. Hoje, apesar do frio, a movimentação é ainda mais intensa por conta da ação de vacinação contra a hepatite B e a testagem rápida para hepatite, sífilis e HIV, promovida pelas secretarias de Saúde de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul com uma estrutura montada próxima ao Espelho D’Água.

As imunizações e testes gratuitos começaram às 10h e prosseguem até as 19h. Segundo a relações públicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fabiana Espírito Santo, havia pessoas aguardando pelo início dos trabalho desde as 8h30min. Elton Domingues, 75 anos, entrou na fila às 9h. “É preciso se cuidar. Ainda mais o pessoal com idade avançada”, argumentou. Como diversas outras pessoas, ele foi ao parque para aproveitar o dia de sol.

“A movimentação é maior no domingo”, relatou Fabiana. De acordo com ela, assim como na semana passada, os postos de saúde da Capital devem manter a intensificação de vacinas e testes rápidos. “Vamos dar prosseguimento à campanha nos postos durante esta semana”, informou. A vacinação contra a hepatite B é destinada a adultos e crianças a partir dos 9 anos – menores abaixo dessa faixa etária devem se apresentar durante a semana nas unidades de saúde apresentando a carteira de vacinação.

Nesse sábado, quando foi lançada a campanha contra as Hepatites Virais (HV), cerca de 2 mil pessoas foram atendidas, entre às 9h e 17h. Aproximadamente 1,5 mil pessoas receberam vacinação contra a hepatite B, enquanto foram realizados cerca de 500 testes rápidos para HIV, sífilis e HV. Além disso, foram realizadas Roda de Conversas sobre hepatite.


Bookmark and Share


TAGS » Saúde, Geral