Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 27/07/2014
  • 22:20
  • Atualização: 22:35

Obama telefona a Primeiro-Ministro de Israel por "trégua imediata"

Presidente dos EUA solicitou a Netanyahu cessar-fogo na Faixa de Gaza

Obama solicitou cessar-fogo imediato e duradouro na Faixa de Gaza | Foto: Brendan Smialowski / AFP / CP

Obama solicitou cessar-fogo imediato e duradouro na Faixa de Gaza | Foto: Brendan Smialowski / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou neste domingo com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para solicitar um cessar-fogo imediato e duradouro na Faixa de Gaza, informou a Casa Branca. Segundo a presidência americana, Obama "deixou claro o imperativo estratégico de instituir um imediato e incondicional cessar-fogo que acabe com o confronto e leve a uma paralisação permanente das hostilidades baseada no acordo de novembro de 2012".

Durante a conversa, o líder norte-americano "destacou a severa condenação dos Estados Unidos aos disparos de foguetes do Hamas e aos ataques" contra o território israelense a partir de túneis da Faixa de Gaza, e "reafirmou o direito de Israel de se defender". Ele "reafirmou a séria e crescente preocupação do país com o aumento do número de mortes de civis palestinos e com a perda de vidas israelenses, assim como com a preocupante situação humanitária em Gaza".

Obama ainda destacou o apoio de Washington à iniciativa do Egito para melhorar a situação e disse que "qualquer solução duradoura para o conflito deve passar pelo desarmamento dos grupos e pela desmilitarização da Faixa de Gaza".

A conversa entre os dois líderes ocorreu após uma série de disparos de foguetes do Hamas contra Israel, apesar de o movimento palestino ter aceitado a trégua proposta pela ONU para estabelecer um corredor humanitário na Faixa de Gaza.

Bookmark and Share