Porto Alegre, sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

  • 29/07/2014
  • 19:38
  • Atualização: 20:05

Bares interditados na Cidade Baixa podem reabrir nesta quarta-feira

Proprietários se comprometeram a respeitar horário de funcionamento

Bares foram interditados na última terça-feira | Foto: Divulgação PMPA / CP

Bares foram interditados na última terça-feira | Foto: Divulgação PMPA / CP

  • Comentários
  • Lucas Rivas/Rádio Guaíba

Os bares Porto Carioca, Tapas, Van Gogh e Bahamas podem reabrir ao público nesta quarta-feira, exatamente uma semana após serem interditados pela Secretaria da Indústria e Comércio (Smic). Os estabelecimentos descumpriram o horário permitido de funcionamento, conforme a instituição.

As justificativas foram encaminhadas à Secretaria. Assessores jurídicos vão examinar os recursos podendo garantir a reabertura dos bares em até 24 horas. Em média, a tramitação dura 15 dias, mas devido à repercussão dos casos, a Smic decidiu acelerar o processo. Os proprietários garantiram, de antemão, respeitar o horário de funcionamento, por meio de um Termo de Compromisso.

Diferente dos quatro bares da rua da República, o Mulligan, situado na rua Lima e Silva, deve demorar mais para reabrir, uma vez que ainda não dispõe de alvará para funcionar em definitivo.

O decreto prevê que os bares e restaurantes devem fechar às 2h, com tolerância de 30 minutos, nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado. Nesses dias, os comerciantes podem colocar mesas em recuos e em passeios públicos em frente aos estabelecimentos até às 2h30min.

De domingo a quinta-feira, o horário limite vai até à 1h, com tolerância de 30 minutos. Após a meia-noite, porém, não é permitida a colocação de mesas em recuos e calçadas, bem como o funcionamento de ‘decks’ externos e áreas abertas.

Bookmark and Share