Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 29/07/2014
  • 22:59
  • Atualização: 23:21

Conselhão debate mobilidade urbana nesta quarta-feira

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social irá elaborar documento acerca do assunto até novembro

  • Comentários
  • Correio do Povo

A mobilidade urbana na região Metropolitana de Porto Alegre será pauta de debate do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), nesta quarta-feira. Participarão conselheiros da sociedade civil, especialistas, representantes do governo do Estado e Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). A atividade ocorrerá às 14h30min, no Centro Administrativo do Estado (Caff), na Capital.

O objetivo da reunião será constituir um Grupo de Trabalho para formular diretrizes sobre soluções para a mobilidade urbana nas regiões metropolitanas, seguindo definição da Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). A necessidade de priorização do tema, uma das principais reivindicações das Manifestações de Junho de 2013, foi apontada durante o III Encontro da Rede, realizado em Brasília, em fevereiro de 2014.

A Rede Brasileira de CDES pretende elaborar um documento conjunto acerca da mobilidade urbana, envolvendo os Conselhos existentes em todo o país, até novembro deste ano. O conteúdo deverá ser apresentado à Presidência da República, governos estaduais e prefeituras, com recomendações da sociedade civil sobre políticas de Estado em relação ao tema.

Em 11 de agosto, será realizado pelo Conselhão do Distrito Federal (CDES-DF) o colóquio Desafios e Prioridades na Execução das Políticas de Mobilidade Urbana, com a presença de especialistas no tema. Representantes do CDES-RS participarão do evento, que acontecerá em Brasília. Entre os palestrantes confirmados, está a urbanista Ermínia Maricato, professora da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do CDES do município de São Paulo, entre outros.

Bookmark and Share