Porto Alegre, quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

  • 29/07/2014
  • 23:06
  • Atualização: 23:49

Rio Grande do Sul é campeão em leitos hospitalares

Estado, com 2,82 leitos a cada mil habitantes, é seguido do RJ, Goiás e Paraná

  • Comentários
  • Correio do Povo

O Rio Grande do Sul é o Estado que oferece o maior número de leitos hospitalares por habitante para internação no País. Segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul atingiu, no último mês, o índice de 2,82 leitos de internação por mil habitantes maior em proporção à população. No total, o número de leitos de internação públicos e privados, sem contabilizar os complementares — UTI, isolamento e cuidados intermediários, chegou a 31.554, sendo 22.002 pelo SUS.

O RS é seguido do Rio de Janeiro (com 2,73 leitos a cada mil habitantes), Goiás (2,69) e Paraná (2,56). A ampliação de leitos hospitalares foi possibilitada com o incremento de 1.021 disponíveis aos usuários do SUS, distribuídos em hospitais da região Metropolitana e do Interior.

Com os novos leitos, entre convênios e incentivos de cofinanciamento, o governo repassou R$ 1,7 bilhão às instituições, visando superar a crise financeira dos hospitais filantrópicos, que respondem por mais de 70% do atendimento pelo SUS no RS. “Implantamos uma estratégia que enfrenta os chamados vazios assistenciais, com a instalação ou ampliação de novos hospitais no Interior e o fortalecimento das redes de atendimento especializado”, explicou a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes.

Com a destinação de 12% da receita líquida estadual para investimentos em Saúde, o governo do Estado intensificou também a aplicação de recursos, por exemplo, nas redes de Atenção Psicossocial, de Urgência e Emergência, Cegonha e Saúde da Pessoa com Deficiência.

Para enfrentar a grande demanda de Porto Alegre, com grande ocupação de leitos e serviços, o governo do Estado projeta criar um cinturão assistencial na região Metropolitana.

Bookmark and Share