Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 03/08/2014
  • 19:02
  • Atualização: 19:08

Avenida Brasil ganha faixa exclusiva para ônibus nesta segunda

Será proibido aos condutores de automóveis parar ou estacionar no trecho

Faixa exclusiva na Avenida Brasil começa segunda | Foto: Thalles Campos / PMPA / CP

Faixa exclusiva na Avenida Brasil começa segunda | Foto: Thalles Campos / PMPA / CP

  • Comentários
  • Fernanda Pugliero / Correio do Povo

A operação da faixa exclusiva para ônibus da avenida Brasil, zona Norte de Porto Alegre, começará nesta segunda, a partir das 9h. A demarcação do trecho, localizado no lado esquerdo da via, a partir da avenida Pernambuco e com 750 metros de extensão, visa priorizar a circulação do transporte coletivo na via que interliga duas avenidas com corredores de ônibus, a Farrapos e a Benjamin Constant. A faixa exclusiva terá cor azul como a utilizada na avenida Cavalhada e funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estima que o ganho na circulação nos horários de pico será de 12 minutos.

Antes de decretar a demarcação exclusiva da faixa, técnicos da EPTC realizaram avaliações e testes no local. “Temos acompanhado há tempo a operação do transporte coletivo ali (na avenida Brasil) e verificamos que, principalmente nos horários de pico, perde-se um tempo grande na via”, explicou o presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. Segundo ele, problemas verificados em testes já foram superados. 

Será proibido aos condutores de automóveis parar ou estacionar no trecho. O acesso às garagens dos prédios e comércio será permitido. O espaço será segregado e a sinalização reforçada ao longo da via, com placas indicativas e pintura no asfalto. As outras duas faixas de trânsito da avenida Brasil serão de tráfego misto.

Dez linhas de ônibus continuarão a circular fora da faixa exclusiva para atender os moradores e passageiros que embarcam ou desembarcam na região. As paradas ficam à direita da via. Pela avenida Brasil, trafegam 40 linhas urbanas que transportam, em média, 180 mil passageiros por dia. Linhas metropolitanas também circulam no local.

Durante os primeiros dias da implantação, panfletos informativos serão entregues aos moradores e usuários da região, avisando sobre a nova medida. Agentes de trânsito da EPTC também reforçarão o monitoramento da via.

Confira as dez linhas que seguirão circulando fora do corredor:

314.2 – PUC/Restinga/III Perimetral
314.3 – Restinga/PUC/III Perimetral
613 – Elisabeth
M21 – Corujão Baltazar/Assis Brasil
M31 – Corujão Assis Brasil/Baltazar
T2
T2A
T5
TR60 – Assis Brasil
TR62 – Baltazar

Bookmark and Share