Correio do Povo

Porto Alegre, 22 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
16ºC
Amanhã
18º 29º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

03/08/2014 20:58 - Atualizado em 03/08/2014 20:59

Frente fria avança com chuva e temporais na segunda

Domingo teve forte calor no Estado, com máxima de 33,5ºC em Torres

Domingo foi de forte calor no Rio Grande do Sul<br /><b>Crédito: </b> Fabiano do Amaral
Domingo foi de forte calor no Rio Grande do Sul
Crédito: Fabiano do Amaral
Domingo foi de forte calor no Rio Grande do Sul
Crédito: Fabiano do Amaral

Depois de um dia de verão neste domingo, com temperaturas que passaram dos 30ºC em parte do Rio Grande do Sul, uma frente fria traz chuva desde cedo para o Oeste e o Sul e avança pelo Estado nesta segunda-feira. Chove já de manhã em pontos do Centro do Estado e da tarde para a noite na Metade Norte, onde o dia começa com sol, abafado e vento Norte.

Ao encontrar o ar quente, a frente traz além da chuva que será irregular o risco de temporais isolados de vento e granizo. O ingresso de ar mais seco e frio garantirá a melhora do tempo no Sul e no Oeste já na segunda. Despencará a temperatura. As máximas em muitas cidades ocorrem no começo do dia e as mínimas à noite.

Calor em agosto

Neste domingo, Torres teve a máxima do Estado: 33,5ºC. Para se ter uma ideia, no último verão climático houve só um dia em Torres com marca superior a de ontem (34,4ºC em 8/1) e duas semelhantes (33,5ºC em 3/12/2013 e 33,2ºC em 24/1). Corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera trouxe vento Noroeste na Serra que ao descer a encosta superaqueceu por compressão, gerando máximas muito altas e atípicas na orla. O fenômeno se chama aquecimento adiabático. A mesma corrente trouxe ar quente também para outras partes do Estado com 30ºC ou mais em várias cidades.

Nesta segunda, ar mais frio causa queda de temperatura. A próxima madrugada será a mais fria da semana, até com geada no interior. Na quarta-feira, ar mais quente retorna e esquenta, mas não comodomingo. O final da semana no Estado terá instabilidade à medida que o Rio Grande do Sul deverá estar no limite entre massas de ar frio e quente, o que naturalmente provoca chuva.


Bookmark and Share

Fonte: MetSul






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.