Porto Alegre, domingo, 21 de Dezembro de 2014

  • 03/08/2014
  • 20:58
  • Atualização: 20:59

Frente fria avança com chuva e temporais na segunda

Domingo teve forte calor no Estado, com máxima de 33,5ºC em Torres

Domingo foi de forte calor no Rio Grande do Sul | Foto: Fabiano do Amaral

Domingo foi de forte calor no Rio Grande do Sul | Foto: Fabiano do Amaral

  • Comentários
  • MetSul

Depois de um dia de verão neste domingo, com temperaturas que passaram dos 30ºC em parte do Rio Grande do Sul, uma frente fria traz chuva desde cedo para o Oeste e o Sul e avança pelo Estado nesta segunda-feira. Chove já de manhã em pontos do Centro do Estado e da tarde para a noite na Metade Norte, onde o dia começa com sol, abafado e vento Norte.

Ao encontrar o ar quente, a frente traz além da chuva que será irregular o risco de temporais isolados de vento e granizo. O ingresso de ar mais seco e frio garantirá a melhora do tempo no Sul e no Oeste já na segunda. Despencará a temperatura. As máximas em muitas cidades ocorrem no começo do dia e as mínimas à noite.

Calor em agosto

Neste domingo, Torres teve a máxima do Estado: 33,5ºC. Para se ter uma ideia, no último verão climático houve só um dia em Torres com marca superior a de ontem (34,4ºC em 8/1) e duas semelhantes (33,5ºC em 3/12/2013 e 33,2ºC em 24/1). Corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera trouxe vento Noroeste na Serra que ao descer a encosta superaqueceu por compressão, gerando máximas muito altas e atípicas na orla. O fenômeno se chama aquecimento adiabático. A mesma corrente trouxe ar quente também para outras partes do Estado com 30ºC ou mais em várias cidades.

Nesta segunda, ar mais frio causa queda de temperatura. A próxima madrugada será a mais fria da semana, até com geada no interior. Na quarta-feira, ar mais quente retorna e esquenta, mas não comodomingo. O final da semana no Estado terá instabilidade à medida que o Rio Grande do Sul deverá estar no limite entre massas de ar frio e quente, o que naturalmente provoca chuva.


Bookmark and Share