Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 04/08/2014
  • 10:38
  • Atualização: 11:05

Faixa exclusiva para ônibus é liberada na avenida Brasil

Economia de tempo será de até 12 minutos no horário de pico para 40 linhas

  • Comentários
  • Marco Aurélio Ruas / Correio do Povo

Desde a manhã desta segunda-feira está em operação a faixa exclusiva para o transporte coletivo da avenida Brasil, na zona Norte de Porto Alegre. Com o objetivo de priorizar os ônibus que interligam as avenidas Farrapos e Benjamin Constant, a faixa está localizada no lado esquerdo da via, a partir da avenida Pernambuco. Demarcada com a cor azul, a via tem 750 metros de extensão, e funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Conforme o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, com a utilização da faixa exclusiva, o transporte coletivo terá uma economia de 12 minutos em horários de pico. “Em alguns horários chegavam a formar paredões de ônibus na avenida. O deslocamento da Farrapos até a Benjamin chegava a durar 20 minutos”, conta. Segundo ele, o problema atrapalhava constantemente o planejamento das tabelas de horários do transporte coletivo. “A falta de cumprimento dos horários é a principal reclamação dos usuários do transporte coletivo da Capital”, revela.

Para atender os moradores e passageiros que embarcam ou desembarcam na região, dez linhas irão circular fora da faixa exclusiva, enquanto outras 40 linhas utilizam a via. “Em média, cerca de 180 mil passageiros são transportados por dia na região”, ressalta Cappellari. Diversas linhas metropolitanas também circulam no local.

Os condutores estão proibidos de parar ou estacionar no trecho. Porém, o acesso às garagens dos prédios e comércio será permitido. A sinalização também foi reforçada ao longo da via, através de placas indicativas e pintura no asfalto e as outras duas faixas de trânsito da avenida Brasil serão de tráfego misto.

Visando informar o comércio e as residências da região sobre a mudança, agentes e funcionários da EPTC entregaram material informativo antes do funcionamento da faixa exclusiva. A ação irá continuar para avisar os moradores e usuários da região sobre a nova medida. Durante os primeiros dias da implantação, agentes de trânsito também reforçarão o monitoramento do trânsito local.

Bookmark and Share