Correio do Povo

Porto Alegre, 1 de Outubro de 2014


Porto Alegre
Agora
19ºC
Amanhã
13º 20º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

11/08/2014 11:15 - Atualizado em 11/08/2014 11:22

Presidente iraquiano pede a Haidar al-Abadi a formação de novo governo

Al-Abadi, ocupava o cargo de primeiro vice-presidente do Parlamento

O presidente iraquiano Fuad Massum solicitou nesta segunda-feira ao deputado xiita Haidar al-Abadi a formação de um novo governo durante uma breve cerimônia exibida ao vivo pela televisão estatal. "O país está agora em suas mãos", disse Massum a Al-Abadi, pouco depois de ser escolhido pela Aliança Nacional, o bloco parlamentar xiita, como candidato ao posto de primeiro-ministro no lugar de Nuri al-Maliki.

Haidar al-Abadi, que nasceu em 1952 e tem doutorado pela Universidade de Manchester, ocupava o cargo de primeiro vice-presidente do Parlamento. A coalizão de Maliki faz parte da Aliança Nacional iraquiana, mas não é possível saber até o momento se respalda a candidatura de Ha¯daral-Abadi.

Pouco depois, o governo dos Estados Unidos parabenizou "Haidar al-Abadi por sua nomeação" e manifestou o desejo que "forme e apresente um programa de envergadura nacional o mais rápido possível".

O presidente Fuad Massum encarregou al-Abadi de formar o novo governo, apesar da resistência de Nuri al-Maliki, que ameaçou levar o caso aos tribunais.

Bookmark and Share


Fonte: AFP





» Tags:Internacional

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.