Porto Alegre, sábado, 1 de Novembro de 2014

  • 12/08/2014
  • 00:45
  • Atualização: 00:55

Temperatura começa a cair no RS nesta terça-feira

Ar polar deverá trazer frio intenso, com marcas negativas generalizadas na quarta-feira

  • Comentários
  • Metsul

A terça-feira começa com nuvens e chuva ainda na Metade Norte, com instabilidade que deve ficar mais concentrada no Norte e no Nordeste do Estado, inclusive na Capital. Pelo Sul e o Oeste, o avanço de uma massa de ar seco e frio de origem polar, associada a um importante centro de alta pressão garante a presença do sol.

No decorrer do dia, a nebulosidade diminui nas demais regiões e, da tarde para a noite, o tempo deve estar aberto em grande parte do Rio Grande do Sul. A temperatura cairá principalmente à noite, quando devem ocorrer as mínimas.

As menores marcas devem chegar a 6°C em Bagé e 7°C no Chuí. As máximas, por sua vez, podem atingir 22°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10°C e 17°C.

O Rio Grande já contabiliza 21 dias no ano com registro de marcas abaixo de zero, mas a massa de ar polar que começa gradualmente a ingressar no Estado promete ser uma das mais fortes de 2014. A incursão polar é continental, ou seja, pelo interior do continente e não de trajetória marítima, logo com maior potencial de frio.

O tombo maior da temperatura será na quarta-feira, com muito frio ao amanhecer e no fim do dia. Mesmo com sol, as máximas vão ser baixas. Mínimas ao redor de 0ºC na fronteira com o Uruguai e nos Aparados. A madrugada de quinta será a mais gelada da semana e uma das mais frias do ano com marcas de 0ºC ou negativas em quase todas as cidades.

A geada vai ser generalizada e se formará até em Porto Alegre. Pode fazer -3ºC a -5ºC nos Aparados, -2ºC a -3ºC na fronteira com o Uruguai, de 0ºC a -3ºC em várias cidades da Serra, 0ºC na Grande Porto Alegre e 1ºC em parte da Capital. E a madrugada da sexta ainda deve ter marcas negativas e geada.

Bookmark and Share