Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 14/08/2014
  • 10:56
  • Atualização: 11:28

Rio Grande do Sul registra temperatura mais baixa do ano: -7,4ºC

Várias cidades gaúchas amanheceram cobertas por geada, como Erechim (foto)

  • Comentários
  • Correio do Povo e Rádio Guaíba

O Rio Grande do Sul registrou nesta quinta-feira a temperatura mais baixa do ano. Em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra,  os termômetros marcaram -7,4ºC, segundo a MetSul Meteorologia. Conforme o Sistema Metroclima, o amanhecer também foi o mais frio de 2014 em Porto Alegre. No Lami, zona Sul da Capital, a mínima foi de 1,6ºC às 6h.

As marcas negativas atingiram diversas regiões do Estado. Os termômetros em Fontoura Xavier indicaram - 6,7ºC.  Em Soledade, a temperatura ficou -5,4ºC. Bom Jesus registrou -5ºC, Vacaria teve a marca -4,7°C, enquanto Canela apresentou -4,2ºC. Santa Rosa amanheceu com -3,3ºC e Farroupilha começou o dia com -3,2ºC.

A massa de origem polar se fez presente em São Marcos, onde os termômetros indicaram -3ºC. Em Antônio Prado, a temperatura foi de -2,9ºC. Lagoa Vermelha teve -2,8ºC, enquanto Santana do Livramento registrou -2,1ºC. Na Serra, Caxias amanheceu com -1,8ºC e Garibaldi começou o dia com -1,7ºC.

Passo Fundo registrou marca de -1,2ºC, assim como Bento Gonçalves. Em Santo Ângelo, os termômetros marcaram -0,8ºC, enquanto em Alegrete a temperatura chegou a -0,5ºC. Nova Bassano e Cruz Alta começaram o dia com -0,2ºC.

Previsão do tempo

Hoje o sol predomina em todo o Estado ao longo do dia, com o céu permanecendo claro na maioria das regiões, incluindo em Porto Alegre. Durante o dia a temperatura irá se elevar, mas à tarde também será fria em muitas áreas, com as máximas não passando dos 15ºC na grande maioria das localidades.

Na Serra, as máximas ficarão um pouco acima dos 10ºC, mas a partir do entardecer volta a esfriar novamente e a noite será gelada, antes mesmo da meia-noite, momento em que a temperatura de ficar abaixo dos 5ºC.

Nesta sexta-feira, o tempo vai continuar firme e seco na maior parte do Rio Grande do Sul. A madrugada será novamente gélida porque as mínimas irão ficar até 3ºC acima das marcas apresentadas hoje, mas mesmo assim os termômetros devem apontar temperaturas negativas. Com o enfraquecimento do ar polar, a tarde de sexta deve ter um clima ameno, com máxima acima de 15ºC, beirando os 20ºC.

Geada mais forte do ano

Além de registrar a temperatura mais baixa do ano, Erechim, no Alto Uruguai, teve a geada mais forte de 2014. A formação de gelo ocorreu em todos os pontos da cidade, inclusive nas áreas mais altas onde o evento é raro. No centro da cidade, às 7h, a temperatura era de 1ºC. No mesmo horário, no bairro Demoliner,  os termômetros marcavam 0ºC no campus II da URI. Naquele local, a formação de geada chamou a atenção também pelo belo cenário. No bairro Novo Horizonte, próximo ao trevo para Gaurama, foi registrado 0,5 ºC às 7h.

Telhados cobertos de geada, veículos que ficaram ao relento também "pintados" de branco, terrenos sem construção até mesmo perto do centro da cidade e, principalmente, nas áreas verdes e baixadas, temperatura muito baixa e grande concentração de gelo formavam um cenário perfeito de inverno.

No albergue da cidade, localizado na avenida Tiradentes, 809, no Centro de Erechim, 16 pessoas passaram a noite. Segundo o responsável pelo albergue, Wilson Dondoni, a média de albergados é entre 15 e 20 pessoas mesmo sob frio intenso. Ele afirma que o número aumenta em noites de chuva ou de dias seguidos de alta umidade. O albergue pode receber até 30 pessoas que recebem alimentação, banho e cama. Os albergados cadastrados podem ingressar na casa até as 22h. A maioria deixa o local às 7h30min para suas atividades. Apesar do intenso frio da manhã desta quinta-feira, o sol nasceu cedo, amenizando aos poucos o amanhecer gelado.

* Com informações do repórter José Ody

Bookmark and Share


TAGS » Clima, Geral, Frio