Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 16/08/2014
  • 12:55
  • Atualização: 13:08

Universitários são assaltados no entorno do campus central da Ufrgs

Série de ataques ocorreu no Centro Histórico de Porto Alegre

  • Comentários
  • Samantha Klein / Rádio Guaíba

Uma série de assaltos a universitários foi registrada nesta semana no entorno do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), no Centro Histórico de Porto Alegre. A maioria dos ataques ocorreu nas paradas de ônibus das avenidas Independência, João Pessoa e Osvaldo Aranha.

Pelo menos cinco assaltos ocorreram nas proximidades da Ufrgs. Na quinta-feira, um estudante da Faculdade de Direito foi roubado e mordido por um dos assaltantes. Em outro caso, um jovem foi agredido e esfaqueado ao ingressar no carro na rua Sarmento Leite. 

A estudante de Biomedicina, Gabriela Maciel Lopes, teve vários colegas atacados e reclamou do “sumiço” dos policiais militares logo após a Copa do Mundo. Ela contou que são sempre os mesmos criminosos. “Há um rapaz que atua sozinho, há também uma dupla que conta com uma mulher que observa as pessoas mais distraídas. Sempre fazemos o boletim de ocorrências, mas na delegacia nos informavam que não há um número suficiente de ocorrências para colocar policiais na região”, lamentou a aluna da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA).

Já o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, major Francisco Vieira, informou que há dois meses não ouvia relatos de assaltos. Ele relatou que conta com o mesmo efetivo de policiais para monitorar o Centro da Capital, mas precisa remanejá-lo nas principais vias. “O marginal rouba no Viaduto da Conceição, então colocamos policiamento. Assim, eles mudam de local e vão para o Camelódromo ou para a rua Avaí, por exemplo. Eles mudam de local de ação, portanto, preciso remanejar o efetivo”, explicou.

Segundo o major Vieira, há um policial na Praça Argentina, outro no Viaduto da João Pessoa e duas viaturas na Paulo Gama e Sarmento Leite. Ele garantiu, no entanto, que uma nova estratégia de policiamento será aplicada na próxima semana depois de ter tomado conhecimento dos assaltos por meio da reportagem.

Bookmark and Share