Porto Alegre, quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

  • 16/08/2014
  • 15:47

Rússia e Ucrânia chegam a acordo sobre comboio humanitário

Cerca de 300 veículos russos contam com 1,8 mil toneladas de mantimentos

  • Comentários
  • AFP

Rússia e Ucrânia concordaram neste sábado sobre o procedimento a ser adotado pelo comboio humanitário russo para atravessar a fronteira com a Ucrânia. O próximo passo é a aprovação, por parte de Kiev, da entrada dos veículos, que serão inspecionados para, em seguida, ter seu conteúdo distribuído aos civis do leste do país pela Cruz Vermelha.

Há quatro meses, as forças ucranianas enfrentam separatistas pró-russos nessa região. "Os dois governos concordaram sobre como proceder para a inspeção da carga e para preparar o comboio", declarou à imprensa Pascal Cuttat, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha que cobre Rússia, Bielorrússia, Moldávia e Ucrânia. "Nesse ponto, o elemento principal que nos falta são as garantias de segurança", frisou Cuttat. "Esperamos agora o sinal verde para a entrada das mercadorias, o qual deve vir de Kiev. Uma vez que esse sinal verde tenha sido obtido, poderemos começar o procedimento de controle", explicou o representante da Cruz Vermelha.

Cerca de 300 caminhões russos com 1,8 mil toneladas de ajuda humanitária – segundo Moscou – continuavam neste sábado estacionados a 30 quilômetros da passagem fronteiriça, na localidade russa de Kamensk -Shakhtinski. A Cruz Vermelha ficará responsável pelo comboio na Ucrânia e exigia um acordo entre ambos os lados antes de inspecionar a carga.

Depois do acordo, a inspeção será realizada no posto fronteiriço de Donetsk, localidade ucraniana homônima de um dos bastiões pró-russos na Ucrânia, completou Cuttat, informando ainda que a delegação recebeu "uma lista global" sobre o conteúdo dos caminhões.

Bookmark and Share