Porto Alegre, quinta-feira, 20 de Novembro de 2014

  • 18/08/2014
  • 18:18
  • Atualização: 18:31

Aberta vacinação de crianças contra a Hepatite A na Capital

Faixa etária a ser imunizada vai de um ano a dois anos incompletos

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou nesta segunda-feira a vacinar crianças contra hepatite A nas unidades da Capital. Depois de um período de capacitação de 400 servidores, a cargo da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde, encerrado na sexta-feira, foi iniciada a distribuição das vacinas na Rede Básica de Saúde. A dose previne a infecção do fígado causada pelo vírus da hepatite A. De acordo com padrões estipulados pelo Ministério da Saúde, a aplicação deve ser feita em crianças a partir de 12 meses até menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias).

Até o momento, metade das 158 unidades de saúde de Porto Alegre recebeu doses e já iniciou a vacinação. A distribuição vai continuar durante a semana, em dois turnos, alcançando 100% da rede até a próxima sexta-feira.

O objetivo inicial é imunizar três milhões de crianças, 95% do público-alvo, em um prazo de um ano. No Rio Grande do Sul, o público-alvo é de cerca de 139 mil crianças. As primeiras doses enviadas permitirão vacinar cerca de 57 mil. Para o início da vacinação, estados e municípios já receberam 1,2 milhão de doses. Outros lotes da vacina serão encaminhados, ainda neste ano, e no decorrer de 2015, para atender 100% do público-alvo.

Bookmark and Share